top of page

Corpo de Bombeiros completa 24 anos em Mineiros

Nesta quinta-feira, 09 de fevereiro de 2023, comemora-se 24 anos da implantação do Corpo de Bombeiros na cidade de Mineiros.




Foto - Corpo de Bombeiros



Nesta quinta-feira, 09 de fevereiro de 2023, comemora-se 24 anos da implantação do Corpo de Bombeiros na cidade de Mineiros.


Sonho de muitos, principalmente do saudoso Dom Éric James Deitchmam, o quartel do 16º BBM, foi criado através da Portaria 048.198, com sede própria na Av. 07 Qd. 151 s/n.º -Setor Costa Nery.


Começou a ser edificado em janeiro de 1998, com recursos orçamentários oriundos de uma parceria entre o Tesouro Estadual e a Prefeitura Municipal de Mineiros. Sua inauguração aconteceu no dia 09 de fevereiro de 1999, tendo como primeiro comandante Tenente Sebastião NOLASCO Ribeiro.


Inicialmente, seu efetivo era de 25 (vinte e cinco) bombeiros e 02 (duas) viaturas sendo elas: 01 caminhão ABT (Auto Bomba Tanque) com capacidade para 6.000 (seis mil) litros de água e 01 camioneta F-1000 ASN - 10 (Auto Salvamento Náutico).


Hoje, 16º Batalhão Bombeiro Militar de Mineiros tem à disposição da comunidade mineirense um efetivo de 45 (quarenta e cinco) bombeiros militares e 09 (nove) viaturas, sendo elas:


• 01 (um) ABTF (Auto Bomba Tanque Florestal), utilizado no combate a incêndios florestais, com capacidade de 10.000(dez mil) litros de água.

• 01 (um) ABT (Auto Bomba Tanque), utilizado no combate a incêndios diversos, com capacidade de 7.000(sete mil) litros de água;

• 01 (um) ABS (Auto Busca e Salvamento), utilizado no combate a incêndio e salvamentos diversos, com capacidade de 3.000(três mil) litros de água;

• 02 (duas) URs (Unidade de Resgate), utilizadas no socorro de vítimas de acidentes automobilísticos, entre outros;

• 02 (duas) ASA (Auto Salvamento Náutico), utilizada para ocorrências náuticas e transporte de tropa;

• 02 (duas) viaturas administrativas, utilizadas no serviço administrativo e serviço de vistorias;

No ano de 2022, o 16º BBM de Mineiros atendeu um total de 3278 ocorrências e realizou 1100 inspeções técnicas.


Atualmente o 16º BBM é comandado pelo Tenente Coronel Ronaldo Rodrigues PIMENTEL.

Em suas atribuições diárias, o batalhão atende diversas chamadas através do seu número de emergência 193, tais como:


- Socorro de Urgência e Emergência;

- Salvamento em Altura;

- Salvamento Terrestre;

- Salvamento Náutico;

- Combate a incêndios florestais;

- Palestras preventivas contra acidentes no trabalho e acidentes domésticos;

- Vistorias em estabelecimentos comerciais, locais de reuniões públicas e outras;


A todos os militares que compõe o efetivo atual e aos militares pioneiros, que já serviram nessa unidade, os que foram para reserva e participaram do crescimento dessa unidade de Mineiros, fica, em nome do comando do 16º BBM, o reconhecimento e os agradecimentos de todo trabalho prestado em prol da comunidade mineirenses.


Texto - Tenente Prado (16º BBM - Mineiros-Go)


36 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page