top of page

Conta de luz em Goiás pode ficar em média 6,5% mais cara este ano

A Aneel informou, no entanto, que os efeitos dos reajustes serão diferentes para cada classe de consumidores


O Popular


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, na terça-feira (25), uma consulta pública para discutir essa proposta de revisão tarifária para os anos de 2024 a 2028, com sessão pública presencial marcada para o dia 17 de agosto.


A Aneel informou, no entanto, que os efeitos dos reajustes serão diferentes para cada classe de consumidores. Para os residenciais, por exemplo, o aumento na conta de luz proposto foi de 10,02%. Já para os atendidos em alta tensão, como as indústrias, a proposta prevê uma redução média de 3,91%.


De acordo com a área técnica da agência reguladora, essa diferença de efeitos entre as classes de consumidores é justificada pela estrutura tarifária definida no processo de revisão e pelos investimentos feitos pela empresa para os atendidos na baixa tensão, que são mais volumosos.


Ainda de acordo com a Aneel, os índices estão previstos no processo de revisão tarifária da empresa, feito a cada quatro ou cinco anos, e que “contempla uma análise completa dos componentes das tarifas e dos parâmetros que envolvem a operação e o equilíbrio econômico da concessão”.


A Equatorial Goiás é responsável pelo atendimento de cerca de 3,3 milhões de unidades consumidoras em 237 municípios. A distribuidora assumiu o controle da companhia em janeiro deste ano depois de comprar as ações da antiga Celg da Enel por R$ 1,6 bilhão."

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page