Político tomou posse no dia 1º de janeiro de 2025. O Ministério Público Eleitoral pediu que a ação fosse investigada
Jornal Opção

Osvaldo José Seabra Júnior | Foto: Reprodução/Instagram
A Câmara Municipal de Ceres, na Região Central de Goiás, determinou a extinção do mandato do vereador Osvaldo José Seabra Junior (PL), de 39 anos, conhecido como Osvaldo Cabal. O documento foi assinado e publicado nesta terça-feira, 11, pelo presidente da Câmara, Glicério de Moraes Mendes Júnior (DC).
O suplente de vereador, Lucas Rodrigues de Melo, segundo candidato mais votado do PL durante as eleições municipais, assume a vaga de Osvaldo. A posse está prevista para às 10 horas desta quarta-feira, 12, na Câmara Municipal de Ceres.
A decisão é uma consequência da polêmica posse do parlamentar, que é considerado foragido da Justiça desde o dia 26 de novembro de 2024, segundo o Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões. A posse aconteceu no dia 1º de janeiro de 2025 para a gestão 2025/2028.
Investigação e posse
Em janeiro, o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu para investigar a posse de “Osvaldo Cabal”. Segundo o órgão, antes de assumir o cargo, o agora ex-vereador foi alvo de mandado de prisão preventiva expedido no âmbito da Operação Ephedra, realizada pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para investigar o tráfico de rebite e outras drogas, mas não foi localizado.
No dia 1ª de janeiro, conforme a Câmara, dentre os eleitos, constatou-se a ausência apenas de Osvaldo durante a cerimônia de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito. Porém, no mesmo dia, Osvaldo, diplomado pela Justiça Eleitoral e, consequentemente, apto a ser empossado, compareceu pessoalmente à Câmara Municipal e foi dado posse ao vereador.
Natural de Ceres, o político e empresário tem ensino médio completo e, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem R$ 323 mil em bens avaliados. Entre eles, terrenos nas cidades de Ceres e Rialma. Osvaldo foi eleito após receber 427 votos nas eleições do dia 3 de outubro de 2024.
Comments