top of page

Como no município de Goiás, Trindade pode se tornar capital do Estado um dia por ano

Previsão consta no projeto de Cristiano Galindo



Mais Goiás

Como no município de Goiás, Trindade pode se tornar capital do Estado um dia por ano (Foto: Pai Eterno)




Assim como a cidade de Goiás, Trindade também pode se tornar a capital do Estado por um dia. Isto é o que prevê o projeto do deputado estadual Cristiano Galindo (Solidariedade).


O texto que tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) visa a transferência do título para o primeiro domingo de julho, data que marca o encerramento da Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno. Trata-se da maior celebração religiosa do Estado e uma das maiores do País.


A mudança significa a transferência das sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário estaduais na data. Galindo lembra que a romaria é considerada a segunda maior do Brasil, atrás apenas do Círio de Nazaré, realizado em Belém (PA).


Em 2023, inclusive, cerca de 3,6 milhões de fiéis passaram por Trindade em missas, novenas, procissões, caminhadas e shows. A movimentação impactou a economia com mais de R$ 40 milhões.


A matéria ainda está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e tem relatoria do deputado Veter Martins (PRD). Se aprovada, ela precisa passar em primeira e segunda votação em plenário antes de ir à sanção da governadoria.


Sobre a cidade Goiás, o município recebe a transferência da capital no dia 25 de julho, aniversário do município – no ano passado, na véspera, dia 24.


A mudança ocorre desde 1961 por decreto do então governador Mauro Borges. O texto também definiu que, a partir daquele ano, no dia do aniversário da cidade, todos os governadores seguintes dariam expediente do município.

27 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page