top of page

Como Mário Fernandes pode ser usado por Mano no Inter?

Globo Esporte

Mario Fernandes no CSKA Moscou — Foto: Divulgação CSKA Moscou


A oficialização da contratação de Mário Fernandes é questão de tempo para o Inter. A depender da finalização dos trâmites com o CSKA, da Rússia, o anúncio pode ocorrer já nesta segunda-feira. O defensor chega ao Beira-Rio após uma década na Europa e tem a versatilidade como trunfo para agregar qualidade ao elenco do técnico Mano Menezes.

Atualmente com 32 anos, Mário Fernandes iniciou na base do São Caetano até ser transferido ao Grêmio, em 2009. Permaneceu no maior rival colorado até 2012, quando acabou vendido ao clube russo por 15 milhões de euros (cerca de R$ 36 milhões à época). O Tricolor recebeu 7,5 milhões de euros na negociação (R$ 18 milhões).

Em 2011, chegou a ser convocado por Mano para dois amistosos da seleção brasileira contra a Argentina, mas se envolveu em uma polêmica ao não se apresentar para o segundo jogo. No leste europeu, porém, sua carreira decolou. Obteve passaporte russo, disputou a Copa do Mundo de 2018 pelo país e chegou a marcar gol contra a Croácia nas quartas de final, no jogo que decretou a eliminação dos donos da casa.

Atuou tanto na lateral, quanto na zaga e até mesmo à frente da defesa, como primeiro volante. É a justamente nessa posição que ele pode ganhar espaço no Inter. Atualmente, Mano conta apenas com o jovem Matheus Dias para a função, já que Gabriel operou o joelho direito e só volta no segundo semestre e Johnny tem atuado mais adiantado.

A última partida disputada pelo jogador ocorreu há exatos 205 dias. Em 21 de maio, ajudou o CSKA a golear o Rostov por 4 a 0 pelo Campeonato Russo. Na oportunidade, acabou como um dos destaques da equipe, com um gol e uma assistência.

Três dias antes, o defensor havia anunciado que daria uma pausa na carreira. À época, conversou com a direção do CSKA e alegou cansaço para tomar a decisão. Ainda relatou o desejo de retornar ao Brasil para acompanhar a gravidez da esposa. O desejo acabou acolhido pelos russos.

Mesmo nesse período afastado do futebol, Mário Fernandes seguiu cobiçado no mercado. Nos últimos dias, Santos e Grêmio também abriram conversas com o jogador, mas foi com o Inter que as negociações avançaram rapidamente até o desfecho positivo.

Na noite de sexta-feira, a direção colorada já admitia que a negociação estava encaminhada. A tratativa com os russos avançou na quinta e, no dia seguinte, tomava os contornos para o acerto. O executivo de futebol, William Thomas, e o empresário do zagueiro, Jorge Machado, foram os condutores do processo, com o respaldo das outras áreas do clube.

Na manhã de domingo, Jorge Machado publicou no Instagram – e depois apagou – um vídeo no qual Mário Fernandes anunciava que jogaria no Inter em 2023. O mesmo vídeo foi usado no Twitter oficial do CSKA, mas o trecho em que ele fala do clube gaúcho acabou cortado.

Mário Fernandes chegou a passar por exames para saber se tinha condições de atuar. A direção colorada já troca documentos com o CSKA e é provável que o reforço esteja presente na reapresentação do elenco no CT do Parque Gigante, na próxima quarta-feira.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page