top of page

Cometa Verde está visível a olho nu nos céus de Goiás

Moradores de Goiás podem apreciar o fenômeno raro nos céus que terá auge no sábado


Olha Goiás

Foto: Observatório Nacional


O povo de Goiás está sendo presenteado por um evento cósmico. Essa semana marca a rara passagem do Cometa Verde pelos céus, que está visível desde quarta-feira (1) e pode ser visto a olho nu.


O cometa poderá ser visto de forma mais clara no próximo sábado (04), mas o Observatório Nacional detalhou que os moradores da região sigam algumas dicas: buscar por lugares com baixa poluição luminosa para poder ver a olho nu, sem auxílio de binóculos ou telescópio e baixar aplicativos como Star Walk, e acompanhar a trajetória do cometa.


Esta é a primeira vez que cometa C/2022 E3 (ZTF) mais conhecido como “Cometa Verde”, passa pelo Sistema Solar interno, e só poderá ser observado novamente daqui a 50 mil anos, graças a sua órbita altamente elíptica.


O cometa estará em seu ponto mais próximo da Terra, a 42,5 milhões de quilômetros, depois de ter percorrido as constelações da Ursa Menor e Ursa Maior.


O Observatório Nacional fará uma nova edição do evento virtual de observação do céu “Céu em sua casa: Observação remota”, no dia 11 de fevereiro, assim aqueles que não viram a passagem do astro podem apreciar a transmissão ao vivo feita por astrônomos amadores e profissionais parceiros do projeto exibirão imagens do cometa C/2022 E3.

28 visualizações0 comentário
bottom of page