top of page

Começa o pagamento da primeira parcela do 13º salário a 32 milhões de aposentados e pensionistas

Antecipação do abono, que será pago em duas partes, vai liberar um total de R$ 31 bilhões


Extra

Abono do INSS será antecipado junto com as folhas de maio e junho


Nesta quinta-feira (dia 25), começa o pagamento da primeira parcela do 13º salário a 32.646.635 milhões de aposentados, pensionistas e titulares de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no país. A primeira parte do abono — equivalente a 50%, sem os descontos previstos em lei — será paga junto com o benefício de maio.


Os segurados que recebem até um salário mínimo por mês — e que vão receber pela primeira vez o benefício de até R$ 1.320, já que o piso nacional foi corrigido em 1º de maio — vão poder sacar o valor mensal junto com a primeira parte do abono no período de 25 de maio a 7 de junho.


Seguindo o calendário vigente, o pagamento será feito para um grupo por dia. Os primeiros a sacar serão aqueles que têm cartões de benefício com final 1 (último dígito antes do traço).

No caso de quem recebe acima do salário mínimo, os depósitos serão feitos de 1° a 7 de junho. Neste caso, o pagamento será creditado para dois grupos por dia. Os primeiros a retirar o dinheiro serão aqueles com finais de matrícula 1 e 6.



Quem tem direito ao abono

Tem direito ao pagamento do 13º salário os titulares de aposentadoria, benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente, auxílio-reclusão e pensão por morte. No caso do auxílio-doença, o valor é calculado de forma proporcional ao tempo de recebimento do benefício.


Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) — concedido a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência carentes, que comprovam renda mensal de até 25% do salário mínimo por pessoa da família — não faz jus ao pagamento do abono anual. Também ficam de fora os que têm Renda Mensal Vitalícia.

19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page