top of page

Com recorde de inscrições, testes de segurança das urnas eletrônicas começam em novembro

Se os investigadores selecionados identificarem qualquer vulnerabilidade ou falha que possa colocar em risco a integridade dos votos ou o anonimato dos eleitores, a Justiça Eleitoral buscará corrigir o problema até maio de 2024


Jornal Opção

Urna eletrônica | Foto: Reprodução


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou um número recorde de inscrições este ano de pessoas interessadas em participar da avaliação da segurança do sistema eletrônico de votação, que será realizado em novembro, visando as eleições municipais de 2024.


De acordo com Júlio Valente, o Secretário de Tecnologia da Informação do TSE, dos 85 pré-selecionados para o Teste Público de Segurança da Urna, 56 se inscreveram em 15 grupos diferentes, enquanto outros 29 pesquisadores se inscreveram individualmente.


“Tivemos um número bem maior de pré-inscritos que nas edições anteriores do teste”, informou Costa, segundo a Agência Brasil, nesta sexta-feira, 15, na primeira audiência pública que integra o cronograma do processo de testagem. A relação dos pré-aprovados está disponível no site do TSE.


Entre os 85 pré-aprovados, 67 são do sexo masculino e 18 do sexo feminino. Em 2021, quando o sistema usado nas últimas eleições presidenciais foi submetido à análise de especialistas, apenas 39 pessoas foram aprovadas para participar do processo de avaliação, seja individualmente ou em grupos.


Vale ressaltar que a oportunidade de identificar e corrigir possíveis falhas ou vulnerabilidades no sistema não está restrita aos investigadores selecionados pelo TSE, como destacado por Costa durante a audiência.


6 visualizações0 comentário
bottom of page