top of page

COI aprova inclusão de cinco esportes para as Olimpíadas de 2028

Globo Esporte


O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou nesta sexta-feira, em entrevista coletiva, que cinco novos esportes estarão presentes nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. Flag football e squash estarão nas Olimpíadas pela primeira vez, enquanto lacross e críquete voltarão após mais de cem anos ausentes, e o beisebol/softbol retornam após ausentes em 2024.

Flag Ball é a grande novidade, já que é um esporte com pouquíssima divulgação no mundo. É uma espécie de futebol americano que, ao invés de derrubar o ser adversário com os tackles, o atleta tem que tirar uma fita colocada na roupa do rival. O squash está tentando entrar no programa há pelo menos 20 anos e finalmente foi efetivado.

Lacrosse é uma modalidade muito difundida nas universidades dos EUA e terá uma versão reduzida para as Olimpíadas, com apenas seis jogadores de cada lado, contra dez da modalidade tradicional. Outro esporte que teve pequena mudança para se adaptar ao programa olímpico foi o críquete, que será realizado na versão menor, chamada twenty. Os dois já estiveram nas Olimpíadas, no início do século passado, há mais de cem anos.

Por fim, o beisebol, que tem sua versão feminina chamada de softbol, está de volta ao programa após sair para Paris 2024. A dupla, aliás - beisebol e softbol - fizeram parte entre 1996 e 2008, saiu em 2012 e 2016, voltou para 2020, saiu para 2024, e agora será realizada em 2028.

O boxe, esporte que o Brasil conquistou três medalhas nas Olimpíadas de Tóquio, segue sem confirmação para Los Angeles 2028. Por conta de um crise política e escândalos financeiros na Federação Internacional, o COI colocou a modalidade sob-júdice. Até o momento, ainda não é certa a presença dessa modalidade nos Jogos de 2028.

14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page