Ela tem cerca de 657 mil seguidores nas redes sociais e se apresentava como “referência em cirurgias faciais”
Mais Goiás
Dentista acusada de deformar rostos de pacientes em Goiás tem mais de 650 mil seguidores nas redes sociais (Foto: Reprodução)
A cirurgiã-dentista Hellen Kácia Matias da Silva foi denunciada pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) por crimes contra pacientes, incluindo lesão corporal grave e gravíssima, exercício ilegal da profissão e crimes contra as relações de consumo.
A denúncia foi recebida pela 3ª Vara dos Crimes Punidos com Reclusão e Detenção de Goiânia na última quinta-feira (15). Ela tem cerca de 657 mil seguidores nas redes sociais e se apresentava como “referência em cirurgias faciais”, mostra antes e depois do procedimentos em alguns pacientes.
Segundo a denúncia, oferecida pela promotora de Justiça Nádia Saab Aleixo, Hellen Kácia atuava de forma irregular desde 2020, realizando procedimentos estéticos invasivos que são privativos de médicos, como alectomia (redução do nariz), blefaroplastia (retirada de pele excessiva dos olhos) e lipo de papada.
A investigação apontou que a dentista utilizava as redes sociais, principalmente o Instagram, para atrair clientes e divulgar os resultados dos procedimentos, induzindo os pacientes a erro sobre sua qualificação e os riscos envolvidos. Além disso, ela oferecia cursos para outros profissionais não habilitados para realizar tais procedimentos.
Riscos e negligência
A promotora destaca que a acusada expôs as pacientes a “iminente risco de lesão” ao realizar cirurgias em um consultório odontológico, ambiente inadequado para este tipo de procedimento. A denúncia também relata casos em que as pacientes foram submetidas a cirurgias sem consulta prévia, exames pré-operatórios ou informações precisas sobre os riscos e consequências.
Comments