top of page

Champions: maior palco de finais, Wembley terá estreia do Real Madrid e nova chance do Borussia

Estádio em Londres, recordista de decisões, nunca recebeu o maior campeão do torneio em uma final. E foi palco do vice-campeonato dos alemães há 11 anos



GE

Última final de Champions em Wembley ocorreu há 11 anos — Foto: Getty Images



Considerado um dos mais lendários estádios do futebol mundial e visto como o palco mais importante do esporte na Europa, Wembley está pronto para abrigar mais uma final de Champions League. O duelo do próximo sábado, entre Real Madrid e Borussia Dortmund, será a oitava decisão do torneio no estádio - um recorde absoluto, que contribuiu para a fama do local.


Das 68 finais já realizadas na história da Liga dos Campeões, sete foram no gigante da capital inglesa - outros estádios receberam no máximo quatro decisões até hoje. A primeira delas foi em 1963, e a última, há 11 anos, em 2013, em confrontos espalhados por quatro décadas diferentes.


Tantas decisões no estádio, inaugurado em 1923 e depois reconstruído em 2007, fazem de Londres a cidade que mais recebeu finais de Champions até agora, caminhando para a oitava decisão. Atrás da capital inglesa está Paris, na França, com seis jogos decisivos - somando com aqueles no Stade de France, em Saint-Dennis, ao lado da capital francesa. Madri, na Espanha, vem em terceiro no ranking, à frente de Bruxelas (Bélgica), Milão (Itália), Munique (Alemanha) e Roma (Itália), com quatro.


Das sete finais disputadas em Londres, cinco ocorreram no "Velho Wembley", como os ingleses chamam o estádio original, que foi fechado em 2000. Poucos anos depois, o palco histórico foi totalmente demolido para a construção de uma nova arena. As obras duraram entre 2003 e 2007, com a construção de um estádio que manteve o nome antigo. O "Novo Wembley" passou a ter um enorme arco, que passou a ser sua marca - e recebeu duas finais de Champions, prestes a abrigar a terceira.

6 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page