CBF anuncia novo calendário para o futebol feminino
- pereiraalves4
- há 2 dias
- 2 min de leitura
As novas regras passam a valer já na temporada de 2026
Mais Goiás

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta segunda-feira (24/11), o novo calendário do futebol feminino, que passará a valer já para a temporada de 2026. Entre as mudanças, está o aumento no número de clubes e datas das séries A1, A2 e A3 do Campeonato Brasileiro, e da Copa do Brasil Feminina, competições que estarão alinhadas com os calendários da Conmebol e da FIFA.
Além das mudanças nas datas, os campeonatos também terão cotas e premiações incrementadas. Outro ponto que também foi anunciado um inédito apoio às atletas mães e lactantes, que terão a oportunidade de levar seus filhos em viagens, com custos pagos pela própria entidade, além de investimentos no futebol feminino de base, por meio do programa CBF Transforma.
A reformulação do calendário do futebol feminino brasileiro é um tema considerado estratégico por Samir Xaud, presidente da CBF, para o fomento e a consolidação da modalidade às vésperas da Copa do Mundo de 2027, que terá o Brasil como país-sede. De acordo com a entidade, o calendário nasceu a partir da consulta a especialistas, clubes, federações, atletas e o próprio corpo técnico da CBF.
Supercopa: passa a ser realizada em jogo único entre o campeão brasileiro (Corinthians) e o campeão da Copa do Brasil (Palmeiras). O vencedor da partida, marcada para o dia 8 de fevereiro, leva, além da taça, R$ 1 milhão. O vice-campeão embolsará R$ 600 mil. O mando de campo será definido em consenso.
Brasileirão A1: com início marcado para o dia 15 de fevereiro e final com data-base em 4 de outubro, a elite do Campeonato Brasileiro passará a contar com dois clubes a mais no ano que vem, passando de 16 para 18. O aumento causa um impacto no número de partidas, que passa de 134 para 167.
Brasileirão A2: a principal novidade da segunda divisão nacional é no formato da competição. A partir de 2026, ela passa a ser disputada em turno único, com todas as equipes se enfrentando. Os quatro melhores times sobem para a série A1. O torneio tem início previsto para 14 de março.
Brasileirão A3: com equipes dos 27 estados do país, a competição será disputada entre 21 de março e 5 de setembro. Os clubes serão divididos em grupos e jogarão a primeira fase em turno e returno. Os quatro melhores sobem para a série A2. Além disso, todos os times terão vaga na Copa do Brasil.
Copa do Brasil: assim como aconteceu em 2025, quando retornou ao calendário de competições da CBF, a Copa do Brasil contará com os clubes das três divisões, que serão distribuídos em fases. Na primeira, apenas os times da Série A3, na segunda fase, entram os clubes da A2, na sequência, aparecerão os da elite.

.png)











Comentários