top of page

Candidatos do Enem têm até sexta para pedir isenção da taxa

O pedido de isenção ou a justificativa de ausência devem ser apresentados na Página do Participante





O prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 termina nesta sexta-feira (28). A data também vale para a apresentação de justificativa de ausência para aqueles que tiveram a isenção concedida no Enem 2022, porém não compareceram.

O pedido de isenção ou a justificativa de ausência devem ser apresentados na Página do Participante, com login único da plataforma Gov.br.

Possuem isenção garantida os alunos do 3º ano do ensino médio, em escolas da rede pública declarada ao Censo Escolar; que cursou todo o ensino médio em escola público ou como bolsista integral em escola privada; e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) explica que o participante que não apresentar justificativa ou ter a apresentação recusada, terá que pagar a taxa de inscrição. O resultado da análise está previsto para ser divulgado no dia 8 de maio.


Para garantir a acessibilidade do serviço, o instituto disponibilizou duas versões do edital de isenção da taxa de inscrição e da justificativa, voltadas a participantes com deficiência. Uma está na Língua Brasileira de Sinais (Libras); e a outra contém adaptações para pessoas com deficiências visuais.


Neste ano o Enem será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro.

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page