top of page

Campanha de vacinação contra a gripe é antecipada e começará em março

Ministério da Saúde informou que decisão foi tomada por causa do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. Normalmente, campanha ocorre entre os meses de abril e maio. Na região Norte, imunização acontecerá no segundo semestre.




G1

Aplicação da vacina contra a gripe em posto de saúde de Campinas (SP) — Foto: Ricardo Custódio/EPTV



O Ministério da Saúde decidiu antecipar a campanha de vacinação contra a gripe em 2024. Tradicionalmente, a campanha ocorre entre os meses de abril e maio, mas este ano terá início em 25 de março, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.


👉 A estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas.


Desde o ano passado estamos observando uma antecipação de circulação de vírus respiratórios em geral. Então, esse ano nós vamos antecipar a campanha para proteger a população, principalmente os idosos, as gestantes, os profissionais de saúde, da educação e todas as pessoas que são elegíveis, para que a gente possa estar com a população protegida antes do inverno.


— Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente


Podem se vacinar:


  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

  • Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;

  • Trabalhadores da Saúde;

  • Gestantes;

  • Puérperas;

  • Professores dos ensinos básico e superior;

  • Povos indígenas;

  • Idosos com 60 anos ou mais;

  • Pessoas em situação de rua;

  • Profissionais das forças de segurança e de salvamento;

  • Profissionais das Forças Armadas;

  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);

  • Pessoas com deficiência permanente;

  • Caminhoneiros;

  • Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);

  • Trabalhadores portuários;

  • Funcionários do sistema de privação de liberdade;

  • População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).


💉 Atenção: Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.


Distribuição


O ministério informou que as doses serão distribuídas a partir do dia 20 de março para as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.


No Norte, a campanha ocorrerá no segundo semestre, uma estratégia adotada desde 2023 pela pasta para atender particularidades climáticas da região, já que é quando se inicia o Inverno Amazônico - período de maior circulação viral e de transmissão da gripe.

108 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page