top of page

Calor acima da média e carnaval com chuva: veja a previsão para o mês de fevereiro

Pancadas de chuvas devem provocar transtornos na Grande SP, no RJ e na Grande BH e há possibilidade de novas ondas de calor.



G1

O mês de fevereiro será de calor acima da média em boa parte do país. — Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação



Com previsão de altas temperaturas e chuva acima da média ao longo do mês. De acordo com os meteorologistas, o carnaval também deve ter tempo instável, com chuva em boa parte do país.


O Brasil ainda está sob forte influência do El Niño , fenômeno caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico. Quando esse evento climático está atuando, o calor fica ainda mais acentuado no verão. A expectativa é que ele comece a perder força ao longo do mês.


Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), somente o Norte e os estados de Mato Grosso e Goiás devem ter chuva abaixo da média. Nas demais regiões, a tendência é de volumes acima da média no segundo mês do ano.


No Sudeste, de acordo com a Climatempo, pancadas de chuvas devem provocar transtornos na Grande São Paulo, no Rio de Janeiro e na Grande Belo Horizonte.


Carnaval com chuva


Como o previsto para boa parte do mês, o carnaval pode ter períodos de chuva em quase todas as regiões. A meteorologista Andrea Ramos destaca que a chuvas mais intensas devem ficar concentradas no centro-norte do país.


A porta-voz da Climatempo, Maria Clara Sassaki, pontua que a previsão é de tempo instável para a próxima semana, o que deve se estender até o carnaval.


"Ainda é cedo para dizer que essa chuva vai estragar o carnaval, mas dá para adiantar que não será um período ensolarado", prevê a meteorologista.

Já neste fim de semana de pré-carnaval, dias 3 e 4 de fevereiro, a chuva deve cair sobre boa parte do Brasil. Apenas as regiões Sul e Nordeste não devem ter pancadas.


No carnaval no Sudeste, os foliões encontrarão tempo abafado, muita variação de nebulosidade e chuvas frequentes.


No Sul, o sol predomina na maior parte da região, que terá chuvas isoladas. As chuvas vão apertar mais, com alerta de temporais, no norte do Paraná.


Já no Nordeste, há chance de pancadas fortes de chuva e risco de temporais em Salvador. Em Fortaleza, o tempo fica abafado, com chuvas frequentes, mas passageiras. Recife fica muito abafado também, mas com muita nebulosidade.


No Norte, as temperaturas ficam elevadas, com possibilidade de chuvas isoladas no Pará, leste do Amazonas e norte de Tocantins.

24 visualizações0 comentário

Yorumlar


bottom of page