top of page

Calendário do IPVA 2024 em Goiás

Datas para quitar o imposto começam no dia 8 de janeiro. Para o pagamento à vista em uma única parcela está previsto o desconto de 7%.




G1-Goiás

Foto mostra carros em Goiás — Foto: Denis Marlon/Governo de Goiás


A Secretaria de Estado da Economia divulgou nesta sexta-feira (22) o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e e do licenciamento de veículos automotores adquiridos ou desembaraçados de 2024 em Goiás.


As datas para quitar o imposto começam no dia 8 de janeiro. O IPVA em Goiás pode ser pago em até 10 parcelas ou à vista. O boleto deve ser emitido pela internet no aplicativo do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) ou nas unidades do Vapt Vupt.


Para o pagamento à vista, em uma única parcela entre 8 e 19 de janeiro, está previsto o desconto de 7%. Já quem optar por parcelar, pode dividir em até nove vezes o pagamento referente a placas de final 1 e 2 e até 10 vezes para finais de 3 a 0.


Cálculo do IPVA


Para calcular o valor do imposto, os contribuintes devem consultar a marca e modelo do seu veículo na tabela Fipe, disponibilizada no site da Economia, na aba IPVA e em "Calendário de vencimentos". O Governo de Goiás ainda lembrou que a tabela Fipe, usada para checar o valor venal dos veículos usados, teve redução em média de 2,78%, beneficiando parte dos motoristas.


A Gerência do IPVA da secretaria explica que, para chegar ao valor venal do carro (do bem), basta multiplicar (esse valor) pela alíquota da categoria correspondente ao modelo do veículo.

Alíquotas:
  • 1,25%: ônibus, micro-ônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga;

  • 3%: motocicleta, ciclomotor, triciclo, motoneta e automóvel de passeio com potência até 100 cv (cavalos);

  • 3,45%: para veículos utilitários;

  • 3,75%: para veículo terrestre de passeio, veículo aéreo e aquático e demais veículos não especificados.


Além do desconto de 7% para quem pagar o IPVA em parcela única até 19 de janeiro, também tem desconto:


  • Desconto de 50%: Veículos populares com potência de até mil cilindradas e motocicletas de até 125 cilindradas que não tiverem cometido infração de trânsito durante 2023 e estiverem com o pagamento em dia;

  • Isenção do IPVA: Veículos a partir de 15 anos de uso, pertencentes a pessoas com deficiência (PcD), ônibus ou micro-ônibus de passageiro de turismo ou escolar, veículos novos no ano de sua aquisição e adquiridos em concessionária goiana;

  • Redução da base de cálculo: Para as locadoras de veículos;


Além disso, quem é cadastrado na Nota Fiscal Goiana também pode receber até 10% de desconto no IPVA. A Secretaria da Economia ressaltou que os descontos são cumulativos.

41 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page