top of page

Caiado recorre ao STF contra queda de repasses federais para saúde de Goiás

Goiás acusa União de subfinanciamento que “fere o pacto federativo”




Jornal Opção





O governador Ronaldo Caiado (UB) detalha, nesta sexta-feira (3), a ação judicial protocolada pelo Governo de Goiás no Supremo Tribunal Federal (STF) devido à queda dos repasses federais para a saúde do estado.


Segundo o governo, Goiás sofre “uma verdadeira discriminação”, e hospitais e policlínicas não estão recebendo o que deveriam. A reportagem apurou que a ação deve ser protocolada entre esta quinta-feira, 2, e sexta-feira, 3.


A ação protocolada na Suprema Corte visa assegurar que a União repasse ao Estado os valores corretos destinados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ao custeio das unidades de saúde estaduais.


Durante evento no mês passado, o governador alertou para o colapso das clínicas privadas de hemodiálises que não conseguem se manter com os valores repassados pelo Ministério da Saúde. De acordo com Caiado, o Estado tem assumido a responsabilidade instalando leitos em policlínicas para garantir o tratamento dos pacientes.


Além de criticar os repasses para a saúde, Caiado também faz duras críticas aos valores repassados pela União aos estados para a segurança pública. O governador tem se manifestado fortemente contra a PEC da Segurança Pública.

Comentários


bottom of page