top of page

Caças Gripen da FAB começam a operar no Brasil na segunda-feira

Caças fazem parte de um lote de 40 aeronaves que foram compradas em 2014 para a Força Aérea Brasileira. FAB divulgou que as aeronaves serão os principais vetores da defesa aérea no país.


G1-Goiás

Caças F-39 Gripen começam a operar no Brasil — Foto: Reprodução/Twitter Força Aérea Brasileira


Os caças F-39 Gripen começam a operar no Brasil na segunda-feira (19). Compradas em 2014, as aeronaves vão integrar o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) e serão os principais vetores da defesa aérea no país, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB).


A cerimônia que vai marcar o início das atividades, acontecerá na Base Aérea de Anápolis (BAAN), a 55 km de Goiânia. A FAB divulgou que o início da operação das aeronaves representa um salto tecnológico para o Brasil.


Em 2019, o Fantástico visitou a linha de produção do Gripen na Suécia.


Aeronaves

Os primeiros caças do modelo pousaram no dia 30 de novembro deste ano, em Anápolis. As aeronaves são do modelo F-39 Gripen operacional e vieram da Suécia.


Antes de pousar em Goiás, os caças passaram por um período de testes em São Paulo, de onde decolaram. O g1 mostrou na reportagem publicada no dia 30 de novembro que, até esta data, cinco aeronaves já haviam chegado ao Brasil.


As aeronaves têm 4,5 metros de altura, 14 metros de comprimento e podem chegar a 2.400 km/h.

18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page