571 estrangeiros recebem permissão para deixar Gaza, mas nenhum brasileiro está entre os contemplados
Olha Goiás

Foto: Abed Rahim Khatib/Agência Anadolu via Getty Images
Na mais recente divulgação, realizada nesta sexta-feira (3), uma lista contendo 571 estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza foi tornada pública, porém nenhum cidadão brasileiro está entre os nomes. Dos beneficiados, 367 são dos Estados Unidos e 127 são do Reino Unido. A relação inclui ainda pessoas provenientes da Alemanha, Itália, Indonésia e México, conforme reportado pela Representação do Brasil em Ramala, situada na Cisjordânia.
Na lista anterior, revelada na quinta-feira (2), dos 576 estrangeiros permitidos a sair de Gaza, 400 eram estadunidenses. Além disso, havia indivíduos do Azerbaijão, Barhein, Bélgica, Coreia do Sul, Croácia, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Macedônia, México, Suíça, Sri Lanka e Tchade.
O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, manteve uma conversa na quinta-feira com o chanceler do Egito, Sameh Shoukry, reafirmando o pedido para que os brasileiros retidos na Faixa de Gaza possam atravessar a fronteira de Rafah.
Atualmente, 34 brasileiros estão abrigados nas cidades de Khan Younes e Rafah, próximas à fronteira com o Egito. Segundo informações do Itamaraty, um plano de resgate está pronto e inclui suporte desde a saída de Gaza, com equipes, ônibus, medicamentos e alimentação, até o embarque no Aeroporto do Cairo, onde uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) aguarda.
A primeira relação de estrangeiros autorizados a deixar o enclave palestino, alvo dos ataques de Israel, foi disponibilizada na quarta-feira (1º). Até o momento, uma média de 500 indivíduos de diversas nacionalidades estão recebendo autorização para sair da área de conflito. O Itamaraty informou estar na expectativa de que, em breve, os brasileiros sejam incluídos na lista para deixar a região.