top of page

Brasil x Argentina: Fifa abre investigação para apurar atos de violência no Maracanã

Comitê de Disciplina da Fifa abre processo contra CBF e AFA pelos episódios no jogo da última terça pelas Eliminatorias Sul-Americanas


GE

Messi e demais jogadores argentinos observam briga de torcidas no setor sul do Maracanã antes de Brasil x Argentina — Foto: Getty Images



O Comitê de Disciplina da Fifa abriu investigação para apurar os atos de violência no jogo entre Brasil e Argentina, no Maracanã, na última terça-feira, na sexta rodada das Eliminatorias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.


A partida – em que o Brasil foi derrotado por 1 a 0 – teve seu início atrasado em quase 30 minutos por causa de uma pancadaria entre policiais militares e torcedores argentinos no setor Sul do Maracanã, atrás de um dos gols.

A entidade abriu processo contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), enquadrada no artigo 17 do Código Disciplinar da FIFA (ordem e segurança nas partidas). Já a Associação de Futebol da Argentina (AFA) foi enquadrada no artigo 14.5 (atraso no início do jogo) e no artigo 17.2 (perturbação de torcida).


Não existe prazo para uma decisão e o Código Disciplinar da Fifa não prevê punições específicas para cada infração, mas lista uma série de penas que podem ser aplicadas de acordo com a decisão do Comitê.


As punições podem ser multas, disputar uma ou mais partidas sem público (ou com limitação de público), proibição de mandar jogos em determinado estádio, obrigação de atuar em campo neutro ou até dedução de pontos e expulsão de competições.



2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page