Seleção é superior, triunfa por 3 sets a 1 e mantém sequência de pódios olímpicos do vôlei de quadra brasileiro
GE
Brasil conquista o bronze no vôlei em Paris (Foto: Sarah Stier/Getty Images)
Era preciso superar a derrota para os Estados Unidos na semifinal, recuperar a energia e batalhar pelo bronze. Foi exatamente isso que a seleção brasileira feminina de vôlei fez nas Olimpíadas de Paris. Neste sábado (10), o Brasil venceu a Turquia por 3 sets a 1, com parciais de 25/21, 27/25, 22/25 e 25/15. O resultado garantiu medalha e coroou uma campanha positiva na capital francesa. Foram cinco triunfos e um único revés, que tirou o ouro, mas não acabou com o brilho da equipe comandada por Zé Roberto Guimarães.
A sequência está mantida!
O bronze da seleção feminina deixa ativa uma longa sequência do vôlei de quadra brasileiro em Olimpíadas. A última edição em que o Brasil ficou fora do pódio foi a de Seul, em 1988. Desde então, conquistamos 11 medalhas (cinco ouros, três pratas e três bronzes). Antes, a equipe masculina tinha terminado em segundo lugar nos Jogos de Los Angeles, em 1984.
Referências olímpicas
José Roberto Guimarães conduziu uma seleção brasileira ao pódio pela quinta vez em Olimpíadas. Com a equipe masculina, conquistou o ouro em Barcelona 1992. À frente do time feminino, foi bicampeão (2008 e 2012) e ainda faturou uma prata (2021) e um bronze (2024). Como técnico, ele não ganha medalhas, mas isso não apaga a importância que tem para o vôlei do Brasil.
Bicampeã, Thaisa chegou à terceira medalha olímpica da carreira. Ela foi só a quinta mulher brasileira e a sétima jogadora de vôlei do país a alcançar o feito. Aos 37 anos, já anunciou que não disputará mais edições dos Jogos. Ganhou uma despedida à altura e está com o nome eternamente gravado na história do esporte nacional.
Os destaques brasileiros
Depois de não gostar da própria atuação na semifinal, Gabi deu a volta por cima. Assumiu a responsabilidade na disputa pelo bronze e marcou 28 pontos, terminando como a maior pontuadora da partida, à frente até da turca Vargas, que derrubou 26 bolas. No último jogo de Olimpíadas da carreira, Thaisa também brilhou. Foram 17 pontos, sendo sete no bloqueio.
De olho na final!
Com o bronze garantido, o Brasil pegará a medalha no domingo (11), depois de Estados Unidos e Itália disputarem a grande final. A decisão começará às 8h (de Brasília).
Comments