top of page

Brasil tem 169 vagas garantidas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

O Brasil já garantiu 169 vagas para as Olímpiadas, que ocorrerá em Paris, na França, entre 26 de julho a 11 de agosto




Metrópoles




Com as duas vagas conquistadas no remo, no Rio de Janeiro, e mais uma na esgrima, nos Estados Unidos, no final de semana, o Brasil já garantiu 169 postos para competir nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A competição na França acontece de 26 de julho a 11 de agosto.


Beatriz Tavares e Lucas Verthein foram os campeões do single skiff do Pré-Olímpico de remo, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no sábado, e Guilherme Toldo conquistou vaga para sua quarta Olimpíada no Grand Prix de Washington, último torneio contando pontos no florete masculino para o ranking olímpico, no domingo.


As vagas conquistadas pelos atletas do Brasil estão divididas em 31 modalidades, sendo 103 femininas e 51 masculinas, além de outras 15 sem gênero definido (hipismo e revezamentos da natação).


Pode ser a primeira vez na história que as mulheres representem a maior parte da delegação do país em Jogos Olímpicos. Em alguns esportes coletivos, como futebol e handebol, o Brasil conseguiu vaga para o torneio feminino, mas ficou fora do masculino.


A competição em Paris será a primeira edição dos Jogos da história a alcançar a paridade numérica de gênero nas competições, com o mesmo número de atletas femininos e masculinos. “O progresso é bom”, disse a campeã mundial de esgrima Ysaora Thibus, ativista de questões de igualdade de gênero no esporte.


As atletas mulheres participaram pela primeira vez da Olimpíada justamente em Paris, em 1900, quatro anos após os primeiros Jogos da era moderna, em Atenas. Em Paris 2024, serão 10.500 atletas disputando medalhas, sendo 5.250 mulheres e 5.250 homens.



16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page