top of page

Brasil encara Peru no 1º passo para manter hegemonia sul-americana

Seleção venceu todos os 33 torneios que disputou. Edição deste ano ganha importância por corrida olímpica no ranking


Globo Esporte

Bruninho e Judson estarão em Recife para buscar mais um sul-americano — Foto: FIVB


Brasil e Peru vão se enfrentar, neste sábado, às 20h30, pelo campeonato Sul-Americano masculino de vôlei. Para a equipe de Renan Dal Zotto, é o primeiro passo na tentativa de manter uma longa hegemonia no continente.


Afinal, a seleção venceu todas as 33 edições que participou (em 1964, sem o Brasil, a Argentina levou o título). O evento será disputado entre os dias 26 e 30 deste mês no ginásio do Geraldão, no Recife.


- Pelo menos desde que eu estou aqui, desde que eu acompanho voleibol, desde que eu sou nascido, acho que o Brasil nunca deixou de ganhar quando participou. Então, é uma responsabilidade sempre. Porque o Brasil é isso. Então a gente sabe dessa responsabilidade. A gente trabalha a cada dia duro pra chegar bem lá - afirmou Bruninho.


Além do Peru, a seleção enfrentará, em sequência, Chile, Colômbia e Argentina. No Sul-Americano, todas os times vão se enfrentar. Ao final das quatro rodadas, quem tiver mais pontos na classificação, leva a medalha de ouro do torneio.


Além da disputa pelo título do torneio em si, há ainda uma competição paralela por pontos no ranking mundial, que pode definir quem vai aos Jogos Olímpicos de Paris. E a briga brasileira é direta com a Argentina.


A explicação é complexa. Serão 12 times em Paris. A França, dona da casa, já está garantida. Mas seis equipes se classificarão diretamente pelo Pré-Olímpico, que começa no dia 30 de setembro.


As outras sairão do ranking mundial, com prioridade para os continentes que ainda não tenham conquistado vaga.


Ou seja, se Brasil e Argentina não se classificarem no Pré-Olímpico, vão depender do ranking. E brigarão pela vaga prioritária para a América do Sul para não dependerem das vagas que sobrarão.


2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page