top of page

Brasil atropela a Letônia e garante vaga nas Olimpíadas de Paris 2024

Basquete masculino retorna aos Jogos depois de ausência em Tóquio 2020; classificação veio com garra, emoção, pontaria calibrada e defesa incansável


GE

Brasil comemora cesta contra a Letônia Seleção masculina Pré-Olímpico de Basquete Petrovic — Foto: FIBA



O Brasil está de volta às Olimpíadas no basquete masculino. Em um jogo marcado por atuação incansável na defesa e muita garra e emoção, a seleção venceu a Letônia por 94 a 69 e garantiu vaga em Paris 2024. Depois de um primeiro quarto irretocável, com direito a um lance incrível de Bruno Caboclo, a equipe manteve a pegada no restante da partida. O pré-olímpico foi disputado na casa dos adversários e teve ginásio lotado na capital Riga, neste domingo. Jogadores e comissão técnica comemoraram a classificação às lágrimas.


Com o desfalque prévio de Raulzinho, os brasileiros precisaram superar também a baixa de Yago, que se machucou durante o segundo quarto. Veterano de Londres 2012 e Rio 2016, Marcelinho Huertas, aos 41 anos, foi o responsável pela distribuição de jogadas, com ajuda de Georginho. Muito emocionado, foi abraçado e aplaudido pelos companheiros no fim do jogo. Mas a vitória do Brasil foi coletiva, com destaque para o trabalho no sistema defensivo e o aproveitamento nas bolas de três pontos. O cestinha do jogo foi, mais uma vez, Bruno Caboclo, com 21 pontos.


O Brasil se junta aos outros 11 classificados para os Jogos. O país estará no Grupo B, junto com Alemanha, Japão e França. A estreia dos brasileiros será dia 27 de julho, contra os donos da casa.


Será a terceira participação do Brasil no século 21, e a segunda vez que o basquete masculino se classifica para as Olimpíadas desde Atlanta 1996, últimos Jogos com Oscar. O basquete brasileiro não esteve em Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 nem Tóquio 2020. Conseguiu classificação em Londres 2012, jogou na Rio 2016 por ser país-sede e agora novamente conquistou uma vaga sonhada e suada.




1 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page