top of page

Boletos pagos até 13h30 serão compensados no mesmo dia a partir de sexta

Febraban anuncia mudança para agilizar processos e beneficiar comércio



Olha Goiás



A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou uma alteração no sistema de liquidação de boletos bancários, que passará a ser realizado no mesmo dia do pagamento efetuado até às 13h30. A mudança, que entra em vigor a partir de sexta-feira (15), visa otimizar o processo.


Segundo a Febraban, se o pagamento for realizado após o horário estabelecido, o boleto bancário será liquidado no dia útil seguinte, embora isso possa variar de acordo com o contrato estabelecido entre o credor e a instituição financeira. Walter Faria, Diretor-adjunto de Serviços da Febraban, destaca que essa mudança tende a beneficiar o comércio, agilizando as transações financeiras.


"No início desta mudança, a estimativa é que cerca de 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia, enquanto 43% seriam no prazo D+1 (dia útil seguinte). Assim que a modernização estiver implantada, funcionando sem nenhuma ocorrência técnica, a ideia é iniciar os estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0 (mesmo dia útil)", ressalta Faria.


Apesar da crescente popularidade do Pix, é importante destacar que o boleto bancário ainda desempenha um papel significativo no dia a dia de diversas empresas e prestadores de serviços, como escolas, academias e planos de saúde. No ano passado, foram transacionados 4,2 bilhões de boletos, totalizando um montante de R$ 5,8 trilhões, conforme dados da entidade dos bancos.


Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), observa que, mesmo com essa novidade, o boleto bancário não deve superar o Pix em termos de preferência.


"Os boletos representam uma alternativa adicional ao Pix para as empresas receberem, mas nem todas vão receber no mesmo dia, o que é desvantajoso. Também teríamos que ver como se comparariam os custos do boleto para a empresa em relação a receber via Pix", destaca Gamboa.


Apesar das mudanças no sistema de liquidação de boletos, é pouco provável que o boleto bancário seja deixado de lado tão cedo. Gamboa sugere que o boleto provavelmente seguirá existindo, mas tenderá a adotar um formato digital similar ao que aconteceu com as moedas.


Para aqueles que desejam utilizar os boletos bancários com mais frequência, é importante estar familiarizado com o processo de geração desses documentos em plataformas como Mercado Pago, Nubank e PicPay.

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page