El Salvador, Finlândia e Namíbia não colocaram o brasileiro nem entre os dez primeiros; 17 jornalistas também deixaram o atacante fora do top 3
GE
Vinicius Junior não compareceu a premiação do Bola de Ouro 2024 — Foto: Getty Images
A revista France Football divulgou os votos completos da Bola de Ouro 2024, que aconteceu no último dia 28 de outubro. A premiação, que causou polêmica no mundo do futebol, já que Vini Jr. era considerado favorito, teve várias curiosidades. Uma delas é que o brasileiro ficou de fora da lista de três países: El Salvador, Finlândia e Namíbia.
Os jornalistas dos três países citados não deram um único voto a Vinicius Junior. A lista que mais chama atenção é do jornalista de El Salvador, que já havia falado em entrevista para o "El Grafico TV" que não considerava o brasileiro um jogador decisivo e que tinha colocado o fair play como primeiro critério. Para ele, o top 3 ficou com Bellingham, Haaland e Kroos. Vini sequer foi citado.
Já o finlandês colocou Rodri em primeiro, Haaland em segundo e Bellingham em terceiro - deixando o brasileiro fora e votando, por exemplo, em nomes como Rice e Wirtz. O representante de Namíbia elegeu Bellingham, Rodri e Yamal, respectivamente. Entre os seus votos, aparece Haaland na décima posição. Os dois não colocaram o brasileiro nem entre os oito melhores.
Além disso, 17 países deixaram Vini Jr. fora dos três primeiros. Bielorrússia, Croácia, Gabão, Irlanda e Ucrânia colocaram o brasileiro em quarto. Bulgária, Chile, Costa Rica, Geórgia, Eslovênia e Portugal deram a quinta posição a Vnicius. Iraque votou para a sexta posição. Honduras para a sétima, enquanto Albânia, Coreia do Sul, e Uganda para a oitava. Já a República Checa deixou o atacante do Real Madrid em nono.
A diferença do volante Rodri, do Manchester City, que venceu Vini Jr, foi de apenas 41 pontos. Na contagem final, Rodri fez 1.170 pontos, contra 1.129 de Vinicius Junior. O total possível era 1.485. O Brasil segue sem um vencedor na premiação depois de 17 anos. Vini, no entanto, obteve a melhor posição de um jogador brasileiro desde que Kaká foi coroado, em 2007.
Comments