Hadassa sofreu queimaduras graves e não resistiu aos ferimentos
Mais Goiás
A criança havia sido transferida para a capital, mas não resistiu aos ferimentos (Foto: Reprodução agência Cora Coralina)
Um bebê de 1 ano e 3 meses morreu após um acidente com uma panela de óleo quente em Goiás. Hadassa Luarah de Araújo Vieira, sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus em sua casa, na última segunda-feira (11/11). A menina estava internada no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia.
De acordo com familiares, o acidente ocorreu quando Hadassa esbarrou em uma panela que estava sendo usada para fritura, fazendo com que o óleo quente derramasse sobre seu corpo.
Inicialmente, ela foi levada ao hospital municipal de Aragarças, cidade goiana na divisa com o Mato Grosso, onde reside com a família. De lá, foi transferida para o hospital de urgências em Goiânia, devido à gravidade dos ferimentos.
Apesar dos esforços da equipe médica, Hadassa não resistiu aos ferimentos e seu óbito foi confirmado na unidade de saúde.
Como evitar acidentes com crianças e panela de óleo quente
Algumas dicas podem ajudar os pais a prevenir acidentes com crianças durante o preparo de alimentos no fogão. Frituras que excedem os 180ºC podem espirrar óleo quente, de modo a sujar a cozinha e provocar pequenas queimaduras.
A partir dessa temperatura, a fritura pode, inclusive, pegar fogo, o que demanda alguns cuidados:
– Não jogar água sobre óleo quente: a combinação intensifica a combustão do óleo, podendo provocar incêndios e queimaduras graves. A forma correta é abafar o fogo com um pano ou usar farinha com o mesmo propósito;
– É importante afastar as crianças da cozinha, caso seja possível, durante o preparo de frituras, principalmente. A meta é evitar que elas toquem superfícies quentes ou puxem cabos de panelas;
– Também é recomendável que cabos de panelas fiquem sempre posicionados na parte de dentro do fogão, evitando que crianças curiosas os puxem.
Em caso de queimaduras graves, acione o Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193.
Comentarios