top of page

Base aérea de Anápolis recebe novo caça da FAB que pode atingir até 2,4 mil km/h

Além da alta performance em velocidade, o F-39 Gripen pode voar acima de 16 mil metros de altitude. Aeronave é usada por forças aéreas em todo o mundo.




G1-Goiás

F-39 Gripen, novo caça da Força Aérea Brasileira, em Anápolis — Foto: Divulgação/Saab Brasil



A base área de Anápolis, a 55 km de Goiânia, recebeu nesta sexta-feira (15) o caça F-39 Gripen, que pode atingir até 2,4 mil km/h. A aeronave partiu da Suiça rumo ao Brasil há cerca de 20 dias. Além da alta performance em velocidade, o F-39 Gripen pode voar acima de 16 mil metros de altitude.


Fabricada pela Saab, o caça chegou no país na última segunda-feira (11), no porto de Navegantes (SC). A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o caça decolou do Aeroporto de Navegantes rumo a cidade goiana, após 20 dias de viagem em um navio MV Florijngracht, que partiu do Porto de Norrkoping, na Suécia.


🛩 Conheça o novo caça da FAB:


  • 📏 Tem envergadura de 8,6 metros, 4,5 metros de altura, 14 metros de comprimento;

  • 💨 Atinge velocidade máxima de 2,4 mil km/h;

  • ☁ Chega a voar acima de 16 mil metros de altitude;

  • ⛑ O F-39 Gripen é usado por forças aéreas em todo o mundo.


O voo do estado de Santa Catarina até a cidade goiana teve duração média de 1h30 minutos. Com a chegada do novo Gripen, já se somam oito aeronaves na mesma modalidade no acervo da FAB. A nova modelagem da aeronave conta com assentos ejetáveis .


Após testes feitos em solo, o caça foi considerado apto para voo. O 1º grupo de Defesa Aérea, responsável por operar caças da linha Gripen na Base Aérea de Anápolis, conta agora com sete aeronaves.



16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page