top of page

Avião cedido à Assembleia Legislativa bate durante pouso em pista não homologada

Aeronave era usada por parlamentares. Segundo o Cenipa, ninguém se feriu.



G1-Goiás

Avião Beech Aircraft de prefixo PT-OKU - Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera




O avião cedido à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) bateu durante um pouso em uma pista não homologada, em Água Fria de Goiás, no Entorno do Distrito Federal (DF). Conforme informações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ninguém se feriu.


O acidente aconteceu no último dia 1º junho e ganhou repercussão nesta sexta-feira (7) após ser noticiado pela TV Anhanguera. Em nota, a Alego afirmou que os órgãos competentes e o seguro da aeronave foram acionados e notificados e que a aeronave foi encaminhada para manutenção.


Alego


O avião foi cedido a Alego após ser apreendido pela Polícia Federal (PF) em uma operação contra o tráfico de drogas. A Justiça autorizou que a aeronave seja usada pela Casa de Leis para o transporte dos deputados em viagens mais longas e, além disso, para o transporte de órgãos.


Alego informou que no dia do acidente o avião era usado por parlamentares para participar das comemorações de aniversário de emancipação política de Água Fria de Goiás, Mimoso de Goiás Novo Planalto. Destacou ainda que não houve feridos e que os danos foram leves.


Acidente


Conforme relato do registro da ocorrência do Cenipa, o avião modelo Baron 85-B55 decolou do aeródromo Rumenos Sarkis Simão (SIGF), em Padre Bernardo, no Entorno do Distrito Federal, com destino a uma fazenda em Água Fria de Goiás. Duas pessoas estavam a bordo da aeronave.


Durante a aterrissagem em uma área de pouso para uso aeroagrícola que, segundo o Cenipa, está fora de um aeródromo, o avião saiu da pista e bateu a asa contra a vegetação. Conforme sistema AISWEB, de informações aeronáuticas do Governo Federal, a pista não é homologada.


De acordo com o relato da ocorrência, as duas pessoas que estavam no avião não se feriram e a aeronave teve danos leves. Porém, apesar disso, o órgão considera o acidente como um incidente grave.

19 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page