top of page

Aulas nas escolas estaduais retornam dia 1º de agosto, terça-feira

Cerca de 500 mil estudantes da rede pública estadual de Educação retornam às salas de aula na próxima terça-feira (01º/08). A data marca o início do segundo semestre escolar, que terá 93 dias letivos.


Secretaria da Educação - Governo de Goiás



Cerca de 500 mil estudantes da rede pública estadual de Educação retornam às salas de aula na próxima terça-feira (01º/08). A data marca o início do segundo semestre escolar, que terá 93 dias letivos.


Uma cerimônia no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Profª. Lázara de Fátima Silva e Flores, em Goianira, representa a retomada oficial das aulas nas escolas públicas estaduais. Participam da cerimônia o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli.


Aulas novo semestre


Esse segundo semestre será marcado pelas ações de recomposição e ampliação da aprendizagem dos estudantes.


Logo no início de agosto, as unidades escolares receberão os cadernos do “Revisa Goiás”, que atuam como ferramentas de apoio à aprendizagem de alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.


Começam também, em agosto, as aulas do Prepara Goiás, cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.


O programa, destinado aos estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio e na 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), será ofertado nas modalidades presencial e à distância e visa contribuir com o bom desempenho dos estudantes nas provas.


Saego e Saeb


Os alunos da rede pública estadual de ensino realizam, também neste segundo semestre, as provas do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).


O Saego foi criado pela Secretaria da Educação (Seduc/GO) em 2011, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF), com o objetivo de mensurar o desenvolvimento dos alunos das escolas da rede pública estadual, contribuindo para a melhoria da Educação no Estado.


Já o Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) a cada dois anos e que visa realizar um diagnóstico da Educação Básica brasileira.


As médias de desempenho dos estudantes no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).


As provas do Saego estão previstas para o mês de outubro. Já as provas do Saeb devem ser aplicadas outubro ou novembro.



9 visualizações0 comentário

Komentáře


bottom of page