top of page

Atirador que matou 18 pessoas no Maine é encontrado morto pela polícia

Morte de Robert Card encerra uma busca de dois dias que levou a ordens de lockdown na região e ao fechamento de escolas e empresas


Mais Goiás

O atirador que matou pelo menos 18 pessoas em Lewiston, no estado norte-americano do Maine, teria usado um barco na fuga (Foto: Reprodução)


Robert Card, suspeito de ser autor de ataques a tiros em massa que resultaram na morte de 18 pessoas, mais 13 feridos, em Lewiston, no Maine, foi encontrado morto com um aparente ferimento de bala autoinfligido na cabeça em uma área florestal na cidade vizinha de Lisbon, confirmaram autoridades policiais na noite desta sexta-feira.


A morte do suspeito, um reservista do Exército de 40 anos, encerra uma busca intensiva de dois dias que levou a ordens de lockdown na região e ao fechamento de escolas e empresas. Este foi o ataque armado contra civis mais mortal nos Estados Unidos desde o massacre em Uvalde, no Texas, no ano anterior.


— Como muitos, estou respirando aliviada ao saber que Robert Card não é mais uma ameaça — disse a governadora do estado, a democrata Janet Mills, primeira a falar em uma coletiva de imprensa convocada às pressas pelas autoridades do Maine na noite desta sexta-feira, às 23h no horário de Brasília.


Na mesma coletiva, Michael Sauschuck, chefe de segurança pública do Maine, disse que os policiais vasculharam locais “múltiplas vezes” em busca do suspeito, mas se recusou a fornecer mais detalhes sobre como o corpo foi encontrado — o que teria ocorrido por volta das 19h45 locais (18h45 no horário de Brasília). Mais informações a respeito da força-tarefa que contou com centenas de agentes, incluindo do FBI e da Guarda Costeira americana, serão divulgados amanhã, em nova coletiva de imprensa com horário a ser definido.


Após o encerramento das buscas, todas as restrições de caça a veados, impostas em quatro cidades onde os policiais procuravam o suspeito (Lewiston, Lisbon, Bowdoin e Monmouth), foram suspensas, disse Sauschuck.


‘Armado e perigoso’


Card é suspeito de abrir fogo contra pessoas em uma pista de boliche e, em seguida, em um bar-restaurante na última quarta-feira. A lista com o nome das 18 vítimas fatais nos ataques foi divulgada nesta sexta-feira — a mais jovem tinha 14 anos e a mais velha, 76.


Sete morreram na pista de boliche Just-In-Time Recreation e oito no Schemengees Bar & Grille, a cerca de seis quilômetros de distância do primeiro local atacado. Outros três morreram no hospital. Um mandado de prisão havia sido expedido na quinta-feira contra Card por pelo menos oito acusações de homicídio, com base nas oito primeiras vítimas identificadas pela polícia.

24 visualizações0 comentário
bottom of page