top of page

Araguaia receberá 1 milhão de turistas em julho: veja quais são os cuidados para evitar acidentes elétricos

A cidade de Aruanã se prepara para a alta temporada com foco na segurança elétrica dos visitantes



Olha Goiás



A temporada de férias no Rio Araguaia, uma das mais movimentadas do ano em Goiás, está prestes a começar. Aruanã, uma das cidades mais procuradas para aproveitar o rio, espera receber cerca de 1 milhão de turistas em julho, conforme dados da Secretaria Municipal de Turismo.


Este aumento no fluxo de pessoas acarreta um maior consumo de energia, tanto nos acampamentos quanto nas áreas urbanas, exigindo atenção redobrada para evitar acidentes elétricos.


Diante desse cenário, é essencial garantir que as instalações elétricas sejam seguras. Alex Fernandes, executivo de Segurança do Trabalho da Equatorial Goiás, orienta que, ao montar acampamento nas margens do Rio Araguaia, é crucial verificar se não há emendas malfeitas, cabos expostos ou sobrecarga nas tomadas.


"Esses cuidados básicos trarão mais tranquilidade para as férias, pois garantem a segurança de quem está no local, principalmente as crianças, por se tratar de um período de férias escolares", destaca Alex.


Para minimizar os riscos, é recomendada a solicitação do serviço de ligação provisória oferecido pela concessionária, que é válido por até 90 dias. "Isso vale para todos os clientes que precisarem de energia por um tempo determinado em um local onde não há ligação, seja acampamento familiar, comercial, eventos de grande público ou em áreas privadas.


Além de cuidar para que as instalações sejam realizadas de acordo com a normas de segurança, é preciso estar atento às instalações, evitar cabos soltos, uso de extensões e emendas precárias", acrescenta Alex.


O executivo alerta também sobre a importância de manter distância de fios soltos ligados à rede elétrica e de entrar em contato imediato com a empresa. "Outra dica importante é com relação à bomba d’água. Em muitos acampamentos as pessoas usam bombas para puxar água do rio, o que é um risco, pois a água é condutora e qualquer vazamento de energia pode causar um acidente fatal", reforça.


Procedimentos em caso de acidente


Se ocorrer um acidente com choque elétrico, a primeira ação deve ser solicitar socorro médico imediatamente. "Em acidentes com eletricidade, é preciso ser rápido, pois os primeiros três minutos após o choque são vitais para o acidentado. Não toque na vítima ou no fio elétrico sem saber se os fios estão ligados ou não. Desligue a tomada ou a chave geral se for acidente nas instalações internas. Se for um problema na rede elétrica externa, é preciso acionar a Equatorial Goiás", explica Alex.


Dicas 


- Não utilize eletrodomésticos com mãos ou pés molhados, nem em locais com água e umidade, pois a pele molhada facilita a passagem da corrente elétrica e intensifica o choque.

- Antes de qualquer conserto nas instalações elétricas internas, desligue a chave geral (disjuntor) e procure um profissional habilitado.

- Evite utilizar "benjamins" ou extensões improvisadas. Vários aparelhos ligados em uma mesma tomada podem causar sobrecarga.

- Mantenha distância de fios soltos ligados à rede de energia e faça contato imediato com a empresa.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page