Por: Globo Esporte
Torcida do Japão festeja classificação às oitavas da Copa — Foto: Adrian DENNIS / AFP
Por duas vezes, o Japão surpreendeu na fase de grupos da Copa do Mundo. Duas viradas memoráveis sobre as potências Alemanha (tetracampeã: 1954, 1974, 1990 e 2014) e Espanha (campeã em 2010), garantindo vaga nas oitavas de final. E o próximo passo no Mundial do Catar também pode ser um capítulo histórico para os Samurais.
- Esperamos que não seja esta (a noite que muda a história do futebol do Japão). Esperamos que seja a do próximo dia 5, contra a Croácia. É o dia que pode mudar a história do futebol (japonês) - ressalta o atacante Kubo.
Nas oitavas de final, o Japão vai enfrentar a Croácia, na próxima segunda-feira, às 12h (de Brasília). Caso saia de campo classificada às quartas, a equipe asiática vai superar as melhores campanhas da seleção na história das Copas.
Até hoje, a fase das oitavas é a etapa que os japoneses mais longe chegaram. Foi assim em 2002, 2010, 2018 e, agora, em 2022.
- Todo mundo sabe que nunca estivemos entre os oito melhores. Então, o próximo jogo é o mais importante para nós. Temos que nos preparar e focar só no próximo jogo - destaca o meio-campista Tanaka, autor do gol do triunfo sobre os espanhóis.
Para fazer história nas quartas, o Japão já mostrou suas credenciais na fase de grupos. Impôs uma virada sobre a Alemanha, por 2 a 1, logo na estreia das seleções na Copa do Catar.
Na rodada final do Grupo E, voltou a surpreender. Novamente de virada, também por 2 a 1. Agora sobre a Espanha. Uma vitória que selou a classificação japonesa e, de quebra, deixou a Alemanha fora do restante do Mundial.
- Todo mundo diz que foi um milagre (vencer Alemanha e Espanha), mas nós acreditamos em nós mesmos. Não é um milagre - diz Tanaka.
Comments