top of page

Após retotalização de votos, dois candidatos a deputado estadual são eleitos em Goiás

George Morais entra no lugar de Thiago Albernaz e Fred Rodrigues assume a vaga de Cristóvão Tormin. TRE fez recontagem porque o TSE aprovou as candidaturas deles depois da eleição.



Entram na Assembleia Legislativa Geroge Morais (esquerda) e Fred Rodrigues (direita), em Goiás — Foto: Reprodução/Instagram


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás fez a retotalização de votos, na sexta-feira (9), e confirmou a eleição dos candidatos George Morais (PDT) e Fred Rodrigues (DC) como deputados estaduais.


As candidaturas de George e Fred foram impugnadas, mas eles conseguiram a aprovação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assim, os votos deles passaram a ser computados. Sendo eleitos, Thiago Albernaz (MDB) e Cristóvão Tormin (Patriota) perderam as vagas na recontagem dos votos.


O reprocessamento da totalização de votos foi realizado por ordem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), num processo que é feito por computador, de forma automática. A sessão foi pública, no auditório do TRE, e teve participação de representantes de partidos políticos.


"Após a retotalização, a gente mostrou que houve mudança dos eleitos. O candidato George Morais foi considerado eleito e o candidato Frederico também", explicou o juiz eleitoral Adenir Teixeira Teles Júnior.


  • George Morais, que teve 38.336 votos, entra no lugar de Thiago Albernaz (MDB), que teve 28.229 votos.

  • Fred Rodrigues, que teve 42.784 votos, entra no lugar de Cristóvão Tormin (Patriota), que recebeu 17.484 votos.

As defesas de Thiago Albernaz e Cristovão Tormin disseram que entraram com recurso na Justiça Eleitoral e esperam que a decisão seja revista.


De acordo com o TRE, a retotalização é um processo operacional para recalcular votos após decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Neste processo, o tribunal anula os votos dos candidatos em questão e faz o cálculo novamente.


Com essas mudanças na eleição da Assembleia Legislativa, George Morais e Fred Rodrigues já vão ser diplomados como deputados estaduais na cerimônia da Justiça Eleitoral marcada para o dia 19 de dezembro.



49 visualizações0 comentário
bottom of page