Segundo o órgão, as chuvas desta quinta-feira (30) chegaram a 52,2 mm na cabeceira do rio. A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente isolaram as áreas próximas.
G1-Goiás

Após nível do Rio Vermelho aumentar, Cimehgo emite alerta para chuvas intensas na cidade de Goiás — Foto: Divulgação/Cimehgo
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) alertou para variações significativas no Rio Vermelho, que passa dentro da Cidade de Goiás, na região noroeste de Goiás. Segundo o gerente do Cimehgo André Amorim, as chuvas que caiu, nos últimos dias, na cabeceira do rio elevaram o nível da água.
As chuvas aconteceram na madrugada desta quinta-feira (30). O gerente informou que equipes do Cimehgo seguem monitorando o volume de água do Rio Vermelho.
Em nota, a Prefeitura de Goiás informou que, diante dos temporais, está avaliando com a Defesa Civil a necessidade de remoção de pacientes internados no Hospital São Pedro, o que já aconteceu em 2023.
Segundo o órgão, as chuvas desta quinta-feira chegaram a 52,2 mm na cabeceira do Rio Vermelho. “Não tem por onde essa água escoar, ela tem que passar dentro da cidade, então foi uma elevação do nível muito rapidamente. A água chegou a mais de 2,4 metros na entrada da cidade e abaixo, chegou mais de 3 metros”, informou Amorim.
No local, estão a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente em pronto atendimento, isolando áreas e informando a população para que não fiquem próximos ao rio. Amorim informou que, no final da tarde desta quinta-feira, a água tinha abaixado, mas o monitoramento continua.
De acordo com o gerente do Cimehgo, as cidades históricas e as demais regiões de Goiás devem ficar em atenção nos próximos dias. “Essas chuvas mais intensas vão acontecer de forma isolada, pode haver transbordamento de mananciais e alagamento de ruas”, alertou.
Comments