top of page

Alunos goianos são premiados em mundial de robótica nos EUA com robô inspirado no Batman

Estudantes foram os únicos representantes de Goiás. Professor disse que o prêmio é uma conquista inédita para o estado.


G1-Goiás

Alunos do Sesi Planalto venceram mundial de robótica com robô inspirado no Batman em Houston, nos Estados Unidos — Foto: Divulgação/FIEG



Estudantes do Serviço Social da Indústria (Sesi) Planalto, de Goiânia, conquistaram o segundo lugar no Motivate Award no FIRST Championship, um mundial de robótica que aconteceu em Houston, no Texas, nos Estados Unidos. A equipe, formada por nove alunos e orientada pelos professores Fernando Barbosa e Nicolas Azarias, criou o “Wayne”, um robô inspirado no Batman.


“Os alunos construíram um robô que realizava o desafio de empilhar os cones e dominar a quadra de jogo. Esse jogo é jogado com outros 2 robôs de uma aliança e 2 de outra aliança e quem fizer mais pontos ganha a partida”, explicou Fernando.


O campeonato começou no dia 19 deste mês e, no último sábado (22), os goianos ganharam a premiação na categoria FIRST Tech Challenge (FTC). Os estudantes vencedores cursam o ensino médio e integram a equipe Justice FTC Team, a única representante de Goiás.


“São quase 10 anos tentando participar e logo da primeira vez levamos um prêmio inédito para Goiás e para o Brasil. Os meninos se dedicaram muito, trabalhamos até em feriados para fazer o robô”, comemorou Fernando.


Conquista

O time competiu com outros 191 times de 35 países. A delegação brasileira reuniu onze grupos de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O professor explicou que a equipe goiana venceu o torneio brasileiro e conquistou a vaga no mundial.

“O prêmio não envolve dinheiro, é o reconhecimento, vale mais que dinheiro. Trabalhamos muito para sermos reconhecidos neste torneio, que é o maior do mundo”, vibrou Fernando.


De acordo com Fernando, é o primeiro prêmio neste nível para a equipe. Os alunos vencedores são: Karoline Ceciliano, Daniel Padula, Samuel Padula, Ana Gabriella de Melo, Heloiza Rodrigues, Ana Carolina Mariano, Jean Alves, Juan Alves e Ana Beatriz Araújo. Os estudantes devem desembarcar em Goiânia na próxima terça-feira (25).



12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page