top of page

Acima dos 5 metros, Guaíba volta a avançar sobre ruas e tirar pessoas de casa no dia mais frio do ano em Porto Alegre

No total, já são mais de 14 mil pessoas em abrigos em toda a Capital. Pesquisadores projetam que o nível máximo do lago pode alcançar em torno de 5,50 metros nesta terça – maior que o da última enchente.



G1

Evacuação do Lami durante enchente em Porto Alegre — Foto: RBS TV/Reprodução



O nível do Guaíba bateu 5,20 metros na manhã desta terça-feira (14) e voltou a avançar sobre ruas em Porto Alegre. Uma das áreas atingidas é a do bairro Lami, na Região Sul. Em meio ao período mais frio do ano, a população precisou deixar para trás as suas casas com água gelada já na canela. No total, já são mais de 14 mil pessoas em abrigos em toda a Capital.


Os termômetros chegaram a marcar 11ºC entre a madrugada e a manhã desta terça. Em meio à inundação, a única trégua é a do tempo, que está firme pelo menos até esta quarta-feira (15).


Guaíba de novo a 5 metros


Na segunda-feira (13), o Guaíba voltou a superar os 4,76 metros da enchente histórica de 1941. Durante a tarde, o nível do lago já ultrapassava 5 metros, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA).


O Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) projeta que o nível máximo do Guaíba pode alcançar em torno de 5,50 metros nesta terça – mais que o recorde batido na última semana, de 5,35 metros.


Barricada


A Prefeitura de Porto Alegre construiu uma barricada improvisada em frente à Usina do Gasômetro, região central da cidade, para conter o avanço das águas do lago. As barreiras têm 1,80 metro e foram montadas com dois andares de sacos de areia. As estruturas estão localizadas na Avenida Presidente João Goulart e na Rua General Salustiano, no Centro da Capital.


Situação dos rios


O governo do estado afirma que, em razão do volume de chuva que atingiu o RS nos últimos dias, os rios Caí e Taquari vão sofrer elevações rápidas, atingindo a cota de inundação. Posteriormente, essas águas vão chegar ao Jacuí e ao Guaíba

39 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page