top of page

Abel na Seleção? O que pensa o Palmeiras e o que já disse o treinador sobre o assunto

Globo Esporte

Abel Ferreira soma seis títulos pelo Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli


O nome de Abel Ferreira, do Palmeiras, voltou a ser comentado por torcedores como um possível candidato a concorrer pela vaga de Tite no comando da Seleção.

Com a eliminação do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar, Tite encerrou seu ciclo no comando da equipe.

No Palmeiras, a especulação não interfere no planejamento da equipe para 2023. Abel Ferreira tem contrato com o clube até o fim de 2024 e atualmente está de férias assim como o restante do grupo palmeirense.

A reapresentação do Verdão na Academia de Futebol será no dia 2 de janeiro, mas as últimas duas semanas de dezembro serão de atividades à distância programadas pelo Núcleo de Saúde e Performance palmeirense.

Em oportunidades recentes, a presidente Leila Pereira e o técnico Abel Ferreira responderam sobre a hipótese de um dia o português ser convidado pela CBF para assumir o comando da Seleção.

Abel, mais de uma vez, ressaltou sempre o seu compromisso com o Palmeiras e com o "hoje e o agora". A insistência no assunto até o fez não responder ao questionamento em outras entrevistas coletivas.

– Já sou treinador da seleção do Palmeiras. Já vos disse o que penso em relação a isso, falei diretamente sobre essa questão. O que eu disse há um mês em um programação de televisão é o que eu mantenho a minha convicção... – respondeu após a vitória do Palmeiras contra o Atlético-GO, em junho.

O programa citado por Abel Ferreira foi o Roda Viva, da TV Cultura.

– Já tenho um clube verde. E amarelo também. Não faço planos a longo prazo. Vivo por aqui e agora. Vivo 100% o momento aqui. Não faço planos para frente. Não é da minha forma ser e estar. Se me perguntassem há três anos se queria treinar o Palmeiras eu ia te responder da mesma maneira. Tenho clube, contrato, gosto de estar onde estou. É um assunto que não controlo e não depende de mim – disse, em março.

Eleito o melhor treinador do Campeonato Brasileiro, Abel Ferreira manteve a linha de raciocínio em novembro. Durante evento de premiação do Bola de Prata, ele disse que "o futebol me ensinou a não viver com o se".

Quem também já se manifestou sobre o assunto foi a presidente Leila Pereira. Após a goleada contra o Fortaleza, no primeiro jogo do Verdão como campeão brasileiro de 2022, a dirigente afirmou que seria uma honra para o clube o treinador ser convidado pela CBF, mas ressaltou o desejo de ter o português no comando do time até o fim do contrato.

– Claro que eu liberaria (para a Seleção), seria uma honra para qualquer profissional e para o clube um técnico representando o nosso país. Na minha cabeça, pretendo manter não só o Abel, mas os profissionais que trabalham conosco. Ninguém faz nada sozinho, é um grupo de pessoas extremamente capacitadas. Meu trabalho é que toda essa equipe fique conosco o máximo de tempo possível – afirmou a presidente.

16 visualizações0 comentário
bottom of page