O presidente Jair Bolsonaro (PL) insinuou nesta segunda-feira, 6, que pretende indicar mais dois ministros evangélicos para o Supremo Tribunal Federal (STF). A hipótese, de acordo com o liberal, só vai se concretizar se ele for candidato e ganhar as eleições de 2022. Isso equivaleria a 27,27% do Supremo, que tem 11 ministros.
“Se eu for candidato à reeleição e for reeleito, no início de 2023 a gente vai colocar mais dois ministros evangélicos no Supremo”, afirmou o presidente da República em uma conversa com apoiadores no cercadinho do Palácio da Alvorada. O vídeo foi captado pelo canal Foco do Brasil, no YouTube.
O campo hipotético se dá porque a aposentadoria compulsória está em 75 anos. Quando um ministro atinge esta idade, ele tem que se aposentar de forma compulsória e a saída abrirá espaço para novas indicações presidenciais. Para 2022 não há nenhuma indicação prevista, porém, em 2023 há dois ministros que completarão 75 anos, Ricardo Lewandowiski (em maio) e Rosa Weber (em outubro).