Thu, 22 de Apr de 2021

Novos áudios podem provocar reabertura de investigações contra padre Robson

Material indica supostas ameaças, chantagem e obstrução da Justiça, com a "compra" de desembargadores, troca de favores com delegada e tentativa de silenciar testemunhas

22/02/2021 10h21
Mais Goiás

Novos áudios revelados em reportagem do Fantástico, da TV Globo, na noite de domingo (21), podem reabrir as investigações contra o padre Robson. As conversas reproduzidas no programa envolvem diversos personagens e vários supostos delitos, como lavagem de dinheiro, organização criminosa, extorsão, chantagem, ameaça e até obstrução da Justiça.

Em uma das conversas, padre Robson diz que “tudo é um jogo, onde o dinheiro é o centro de tudo”. Em outra, ele tenta descobrir se uma pessoa que estava o chantageando tinha provas comprometedoras. “Eu vou tentar usar dos meios que eu conheço para persuadi-lo a me dizer realmente se o que ele tem é algo interessante. Vou levar um policial e uma pessoa armada para me proteger. A gente vai fazer isso tudo fora do padrão legal. Nós vamos dar um chega nesse caboclo lá, mas vai ser na base do “faroeste caboclo”.

Em um email trocado entre dirigentes da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), lê-se: “temos que proteger o padre. Se colocarem as mãos em determinados documentos, vai todo mundo preso”.

Todo o conteúdo obtido pelo programa é sigiloso e consta na investigação que o Ministério Público e a Polícia Civil conduziam contra o religioso por supostos desvios de doações de fiéis na Afipe. O material estava em HDs, computadores e celulares apreendidos em agosto de 2020, durante a Operação Vendilhões.

A investigação foi definitivamente arquivada em janeiro de 2021, pelo presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), Walter Carlos. Antes disso, as apurações já haviam sido trancadas e destrancadas outras vezes. À época, a defesa do ex-reitor da Basílica de Trindade disse que não houve qualquer ilegalidade ou irregularidade cometida pelo padre. O MP discorda e ainda tenta reabrir as investigações. A decisão cabe ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Segundo os investigadores, os novos áudios revelados passaram por perícia técnica, que comprovou ser mesmo o padre Robson falando. O material é decorrente de conversas nas redes sociais e gravações secretas feitas pelo religioso durante diversas reuniões. Neles, há a suspeita de chantagem, extorsão e tentativa de silenciar testemunhas.

O material pode resultar na reabertura das investigações contra o padre Robson e as Afipes, criadas pelo sacerdote. As apurações demonstraram que as associações movimentaram R$ 2 bilhões em 10 anos, incluindo fazendas, casa de praia e um avião, supostamente obtidos com desvio de doações de fiéis.

Outro lado

Em nota enviada ao Mais Goiás, a defesa do religioso disse que desconhece o conteúdo das mensagens, mas afirmou ser fruto de “montagens e adulterações feitas por pessoas inescrupulosas que o extorquem há anos”.

O texto diz que o material original e verdadeiro não foi exibido na matéria, “pois não pode ser divulgado nem por quem tem a função de investigar, já que é mantido em segredo de Justiça pela Polícia Civil e pelo Ministério Público, por decisão do Poder Judiciário”.

“Padre Robson está sofrendo perseguição de políticos com o objetivo de atingir terceiros com desejo de vingança. O seu pedido é para que lhe permitam seguir sua vida religiosa em paz, sem que seja constantemente vitimado por injustas e falsas acusações”, conclui a nota.

Mais Acessadas da Semana
Mais Acessadas
TOP 10
Confira as 10 mais tocadas dessa semana
áudios
Jornal do Meio Dia - 22.04.2021
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 20.04.2021
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 19.04.2021
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 16.04.2021
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 15.04.2021
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 14.04.2021
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 13.04.2021
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 12.04.2021
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 09.04.2021
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 08.04.2021
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 08.04.2021
Deputado federal José Mario quer expandir batalhão rural para todo o Brasil
Jornal do Meio Dia - 07.04.2021
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 06.04.2021
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 05.04.2021
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 01.04.2021
Alexandre Garcia
Anterior Proximo