Thu, 06 de Aug de 2020

Hamilton vence, convence e promove confronto incomum: Fórmula 1 x realidade

13/07/2020 08h56
Grande Prêmio
Foto - Divulgação

Se você acompanhou o fim de semana do GP da Estíria sabe bem o que aconteceu - e ficou impressionado - a partir do momento em que as preocupações com o clima deram lugar às palavras da pista, o resultado foi muito óbvio. O que Lewis Hamilton fez no sábado foi quase indecente em padrões esportivos. Na chuva, liderou os três trechos e colocou 1s2 para o segundo colocado no momento final. No domingo, enquanto a corrida atrás dele comia solta, caminhava com tranquilidade admirável. Parecia desfilar por uma demonstração por Campos Elísios.

Então, na pista, foi o Hamilton dos últimos anos: imperante, sobrevoando a pista num nível tão diferente, e de tal maneira superior que parecia um safety-car. O marco do qual o restante do grid era obrigado a observar de trás, calmamente.

Lewis agora tem 85 vitórias, número incrível e que o coloca apenas seis atrás do recorde de Michael Schumacher que um dia pareceu inatingível. São também 89 pole-positions, o que já significa uma frente acima de 20. Com as mãos numa Mercedes que desponta dominante, apontar a realidade de que irá alcançar os recordes de títulos e vitórias do alemão parece, a essa altura, mera formalidade.

Elogios ao piloto Hamilton, hoje em dia, sempre dão a sensação de obviedade. Estou chovendo no molhado se disser que Hamilton foi brilhante? E disser que é um dos maiores de todos? Se disser que talvez seja o maior? Que deu as cartas e fez outros 19 pilotos disputarem uma prova de crianças enquanto o adulto fazia o que adultos fazem quando praticam esportes no meio de crianças? Nada disso é absurdo, claro, mas levantar esses pontos parece ser sempre como caminhar numa trilha tão infestada de gente que mal dá para respirar.

Assim são os gênios. Elogiá-los em plano tempo histórico em que a demonstração de sua genialidade é desfilada em frente aos olhos do público acaba sendo sempre replicar o óbvio e abraçar alguns clichês.

Mas Hamilton, cada dia mais, tem camadas diferentes que apenas um grande piloto tem. E se você é leitor do GRANDE PRÊMIO sabe bem do que falamos. A compreensão social e o senso de responsabilidade de Hamilton assumiu para si nos últimos tempos é admirável e, mais do que isso, a urgência para agir, essa disparada sobretudo neste ano, é quase invejável.

O que vocês sabem, o que é notícia de outros dias, não repetiremos aos detalhes. Deixemos os clichês para quando estivermos nos deliciando com o gênio das pistas. O gigante de fora delas é maior que isso e clichês não lhe cabem tão bem.

Sim, temos de recordar alguns pontos. A posição de conscientização na luta contra o coronavírus, por exemplo, e a liderança espontânea que assumiu não apenas na Fórmula 1, mas no esporte internacional, a partir do momento em que as manifestações em revolta ao brutal assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, ganharam o mundo. Nota do jornalista: pandemia e a eclosão das manifestações antirracistas têm mais a ver do que pode parecer num primeiro olhar. Mas isso é conversa para outro texto e momento mais oportuno.

Hamilton deu a cara a tapa, foi às ruas, criou a Comissão Hamilton para aumentar o espaço de pessoas provenientes de minorias sociais no esporte a motor, seja na pilotagem, engenharia ou onde mais for necessário. A afronta à ignorância orgulhosa de Bernie Ecclestone foi importante também, bem como a forma que chamou abertamente o restante de seus pares da F1 à baila para que entrassem no circuito, falassem do assunto e mostrassem que a F1 compreende o problema social em voga.

Pois que a F1 respondeu. Criou o #WeRaceAsOne, Daniel Ricciardo se manifestou, Sebastian Vettel apareceu para correr com o 'Black Lives Matter' no capacete e recebeu palavras de enorme carinho do hexacampeão. A rivalidade das pistas é um grão de areia perto das questões violentas que o mundo impõe, afinal.

A versão impressa do Jornal Verde Vale é veiculada às sextas-feiras. Para quem não conseguiu garantir a leitura no fim de semana ou deseja indicar o conteúdo a outras pessoas, é disponibilizada a versão on-line, sempre na terça-feira seguinte a publicação.

Anterior Proximo
Mais Acessadas da Semana
Mais Acessadas
Enquete
Ver Resultado
áudios
Jornal do Meio Dia - 05.08.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 05.08.2020
Projeto do Executivo Municipal que altera regras do MineirosPrev deve ser votado na próxima terça-feira
Jornal do Meio Dia - 04.08.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 04.08.2020
Colheita da segunda safra de milho em Mineiros já atinge 80%, diz diretor do Sindicato Rural de Mineiros
Jornal do Meio Dia - 30.06.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 30.06.2020
Rede municipal de ensino de Mineiros obtém bom desempenho em estudo que mapeia boas práticas de redes no ensino fundamental
Jornal do Meio Dia - 29.06.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 29.06.2020
Vazio sanitário da soja em Goiás começa nesta quarta-feira (1º)
Jornal do Meio Dia - 26.06.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 26.06.2020
CDL de Mineiros intensifica campanha de conscientização sobre os cuidados durante a pandemia do Coronavírus
Jornal do Meio Dia - 25.06.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 24.06.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 24.06.2020
Deputado Federal José Mário Schereiner participa da Cerimônia de Lançamento do Plano Safra
Jornal do Meio Dia - 23.06.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 22.06.2020
Alexandre Garcia
Anterior Proximo