Thu, 13 de Aug de 2020

Fiocruz mapeia dados sobre o novo coronavírus em Goiás

Visita de técnicos da entidade, na semana passada, já resultou em observações de melhoria para o sistema de saúde goiano, entre eles, a aplicação de testes na população a partir da rede de atenção primária.

06/07/2020 08h05
G1-Goiás

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, começou a mapear os dados do coronavírus em Goiás. Os técnicos da entidade visitaram unidades de saúde e hospitais de campanha em Goiânia. As observações a serem apontadas pela fundação vão ajudar o estado a planejar as estratégias de combate ao novo vírus.

Ao fim do encontro entre membros do governo e da fundação, na sexta-feira (3), o médico sanitarista Daniel Soranz, da Fiocruz, avaliou pontos que devem ser melhorados para o enfrentamento ao novo vírus, embora tenha feito avaliação positiva sobre a estrutura que já foi montada.

Segundo o médico, as unidades básicas de saúde devem oferecer testes para a população, com o objetivo de tratar precocemente o paciente infectado e evitar o encaminhamento para hospitais e o uso de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).

"É muito importante o acesso às unidades de urgência e emergência e também a ampliação no horário de funcionamento de algumas unidades para que se identifique os casos de gravidade em relação coronavírus mais cedo para fazer uma internação para cuidar dos pacientes que de fato necessitem", aponta o médico Daniel Soranz.

O médico sanitarista indicou, como ponto de melhoria, que as unidades de atenção primária de saúde ampliem o acesso à rede de diagnósticos para obterem os resultados de exames de RT-PCR e sorológicos, que detectam o coronavírus nos pacientes.

Para Soranz, é importante que o estado consolide os hospitais de campanha e a estruturação de leitos destinados para pacientes com o novo vírus.

Esses pontos foram apresentados porque o médico acredita que nos próximos 14 dias, nas semanas entre os dias 6 e 19 de julho, serão "definitivos" para o estado estudar novas medidas de isolamento social para a população.

"Nos próximos 14 dias, os hábitos da população de evitar aglomerações e se expor desnecessariamente à doença vai fazer toda a diferença nos indicadores do estado. É fundamental que a população entenda que esses próximos 14 dias é o aumento do número de casos no estados e precisa muito colaborar com o sistema de saúde para evitar o colapso da rede", destacou Soranz.

Neste domingo, Goiás registrou 28.526 casos confirmados da doença e 621 mortes. O governo goiano publicou um novo decreto em 30 de junho com orientações aos municípios sobre o fechamento alternado do comércio, para conter um aumento das contaminações. A proposta é que os comerciantes intercalem por 14 dias o fechamento e a abertura de lojas, indústrias e prestação de serviços.

Embora apenas 42 das 246 prefeituras de Goiás tenham aderido ao decreto estadual, a capital optou por seguir a íntegra das recomendações do governo. Goiânia acumula o maior número de casos de todo o estado - 7.825 infectados e 198 mortes -, segundo boletim da saúde estadual deste domingo.

A versão impressa do Jornal Verde Vale é veiculada às sextas-feiras. Para quem não conseguiu garantir a leitura no fim de semana ou deseja indicar o conteúdo a outras pessoas, é disponibilizada a versão on-line, sempre na terça-feira seguinte a publicação.

Anterior Proximo
Mais Acessadas da Semana
Mais Acessadas
Enquete
Ver Resultado
áudios
Jornal do Meio Dia - 12.08.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 12.08.2020
Índice de vacinação contra febre aftosa chegou a 98,56% em Mineiros, aponta relatório final
Jornal do Meio Dia - 11.08.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 11.08.2020
Diretoria do Mineiros Esporte Clube (MEC) descarta participação no Campeonato Goiano da Terceira Divisão neste ano
Jornal do Meio Dia - 10.08.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 10.08.2020
Após Ação Civil Pública, Famp comunica a suspensão do retorno das aulas presenciais
Jornal do Meio Dia - 07.08.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 07.08.2020
Faeg entra com ação direta de inconstitucionalidade em prol do produtor rural
Jornal do Meio Dia - 07.08.2020
Após impasse entre Obras Sociais da Diocese de Jataí e a Prefeitura de Mineiros, funcionários das creches filantrópicas recebem salários atrasados hoje
Jornal do Meio Dia - 06.08.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 05.08.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 05.08.2020
Projeto do Executivo Municipal que altera regras do MineirosPrev deve ser votado na próxima terça-feira
Jornal do Meio Dia - 04.08.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 04.08.2020
Colheita da segunda safra de milho em Mineiros já atinge 80%, diz diretor do Sindicato Rural de Mineiros
Jornal do Meio Dia - 30.06.2020
Alexandre Garcia
Anterior Proximo