Thu, 13 de Aug de 2020

Mesmo com alerta do CRF-GO, grupo pretende distribuir kits de ivermectina em Aparecida

Cada veículo receberá apenas um kit com 3 cápsulas do medicamento.

05/07/2020 12h55
O Popular

Apesar do alerta da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) contra o uso indiscriminado de medicação sem a eficácia comprovada para combater o novo coronavírus, uma ação feita por um grupo intitulado Goiânia Frente à Covid-19 fará uma distribuição de ivermectina em Aparecida de Goiânia. O antiparasitário está entre os medicamentos que foram apelidados de kit Covid, que recebe críticas de especialista, mas tem apoio de um grupo de médicos em Goiás.

O mutirão de distribuição de 1,8 mil kits de ivermectina está programada para a partir das 8 horas deste domingo (5), no estacionamento da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, no Setor Expansul. A entrega será em sistema de drive thru com senhas, para pessoas acima de 60 anos e pessoas com problemas de saúde identificados. Cada veículo receberá apenas um kit com 3 cápsulas do medicamento.

Um dos coordenadores da ação, o oftalmologista André Luis diz que o grupo Goiânia Frente à Covid-19 conta com a participação de 242 profissionais na capital e mais de 200 no interior. Segundo ele, a intenção é distribuir 1,8 mil kits neste domingo e o restante ao longo da semana, de forma escalonada para evitar aglomerações para as pessoas que não possuem carro.

O oftalmologista, que preferiu não informar o sobrenome, diz que aproximadamente 10 médicos e voluntários devem participar da ação em Aparecida. "Assim que cada veículo chegar um profissional irá até o carro para orientar como o medicamento deverá ser usado", explicou. As cápsulas, de acordo com André, foram doadas por duas farmácias de manipulação e toda a documentação com as informações sobre os medicamentos foi encaminhada por e-mail para a Vigilância Sanitária do município.
A Vigilância Sanitária de Aparecida de Goiânia informa que foi procurada pelos organizadores do evento e os orientou que a distribuição de medicamentos deve seguir a prescrição médica mediante consulta médica.

Procurado, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goias (Cremego) informou que irá se manifestar.

Alerta

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) afirma que os antiparasitários ivermectina e nitazoxanida parecem ter atividade in vitro contra a SARS-CoV-2, porém ressaltam que ainda não há comprovação de eficácia in vivo, isto é, em seres humanos. “Muitos dos medicamentos que demonstraram ação antiviral in vitro (no laboratório) não tiveram o mesmo benefício in vivo (em seres humanos). Só estudos clínicos permitirão definir seu benefício e segurança na Covid-19”.

Em nota, Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) não recomenda o uso de ivermectina para a prevenção da covid-19. O medicamento, que deve ser usado para tratar sarna e piolho, pode ser altamente tóxico se administrado na dosagem inadequada. O CRF-GO alerta que não há qualquer evidência científica de profilaxia contra o novo coronavírus. A melhor maneira de combater a contágio da doença é o distanciamento social, a frequente higienização das mãos com água e sabão e o uso de máscara e álcool em gel.

Por telefone, a reportagem entrou em contato com a Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, que confirmou que apenas cedeu o espaço para a distribuição da ivermectina. No entanto, a presença do padre Luiz Augusto Ferreira da Silva não foi confirmada.
 

A versão impressa do Jornal Verde Vale é veiculada às sextas-feiras. Para quem não conseguiu garantir a leitura no fim de semana ou deseja indicar o conteúdo a outras pessoas, é disponibilizada a versão on-line, sempre na terça-feira seguinte a publicação.

Anterior Proximo
Mais Acessadas da Semana
Mais Acessadas
Enquete
Ver Resultado
áudios
Jornal do Meio Dia - 12.08.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 12.08.2020
Índice de vacinação contra febre aftosa chegou a 98,56% em Mineiros, aponta relatório final
Jornal do Meio Dia - 11.08.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 11.08.2020
Diretoria do Mineiros Esporte Clube (MEC) descarta participação no Campeonato Goiano da Terceira Divisão neste ano
Jornal do Meio Dia - 10.08.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 10.08.2020
Após Ação Civil Pública, Famp comunica a suspensão do retorno das aulas presenciais
Jornal do Meio Dia - 07.08.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 07.08.2020
Faeg entra com ação direta de inconstitucionalidade em prol do produtor rural
Jornal do Meio Dia - 07.08.2020
Após impasse entre Obras Sociais da Diocese de Jataí e a Prefeitura de Mineiros, funcionários das creches filantrópicas recebem salários atrasados hoje
Jornal do Meio Dia - 06.08.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 05.08.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 05.08.2020
Projeto do Executivo Municipal que altera regras do MineirosPrev deve ser votado na próxima terça-feira
Jornal do Meio Dia - 04.08.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 04.08.2020
Colheita da segunda safra de milho em Mineiros já atinge 80%, diz diretor do Sindicato Rural de Mineiros
Jornal do Meio Dia - 30.06.2020
Alexandre Garcia
Anterior Proximo