O Conselho Superior da Magistratura de Goiás decidiu por unanimidade referendar e homologar a vacância de cartórios em Goiás e a realização de concurso de provas e títulos para preenchimento das vagas.
Diante das informações prestadas pelos setores técnicos acerca das serventias vagas, o relator, desembargador Nicomedes Domingos Borges, determinou o encaminhamento da listagem à Comissão de Seleção e Treinamento do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) para conhecimento, análise, e prosseguimentos dos trabalhos necessários à deflagração do concurso público de provas e títulos para ingresso na atividade notarial e de registros do Estado de Goiás. O certame, no entanto, ainda não tem data prevista.
A banca responsável deve ser o Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) que vai elaborar as provas do concurso destinado a candidatos de nível superior em Direito. Além disso, será necessário ter exercido por 10 anos completos a função no serviço, até a publicação do edital. A lista das serventias vagas pode ser acessada aqui.
O último concurso TJGO para cartorário foi realizado há 11 anos, em 2008. Na ocasião, foram ofertadas 50 vagas para os cargos de Tabelião e Oficial de Registro. O certame foi organizado pela Universidade Federal do Goiás (UFG) e ofereceu oportunidades para candidatos de nível superior, por meio de ingresso ou remoção.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, discursivas e títulos. O exame objetivo contou com questões de Direito Administrativo, Constitucional, Civil, Processual Civil, Penal, Processual Penal, Comercial, Tributário e Legislação Especial. (Com informações do Rota Jurídica).