Thu, 21 de Nov de 2019

Um terço das usinas de etanol em Goiás está em recuperação judicial

Impactos da política de preços e custos de produção levaram 11 usinas goianas a buscarem a lei para não falir

05/09/2019 15h57
Jornal Opção

A crise financeira no setor que produz açúcar e etanol no Brasil levou 11 usinas goianas a pedir recuperação na Justiça, uma forma de alongar prazos de pagamentos, aplicar deságio em credores e obter outros benefícios jurídicos para não falir. Esse número representa um terço das usinas em funcionamento no Estado – ao todo são 35. As dificuldades começaram em 2008 com a crise dos subprimes norte-americanos, que resultou na redução de empréstimos ao setor brasileiro. Aliado à crise de financiamento, as usinas em Goiás perceberam aumento na alíquota de ICMS, o imposto estadual sobre circulação de mercadorias e serviços, de 15% em 2006 para 22% em 2008.

O presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg), André Rocha, relaciona as atuais requisições de recuperação judicial ao impacto das medidas ao longo desses 11 anos. “O setor estava em expansão naquela época com muitas usinas sendo construídas e outras reformadas. Quando cortaram o acesso ao financiamento bancário, os empresários precisaram terminar os investimentos com recursos próprios, o que prejudicou o caixa das empresas”, explica Rocha.

Os empresários tentaram outras formas além do financiamento bancário para equilibrar o caixa. Alguns venderam parte da empresa para novos sócios, três conseguiram abrir capital na Bolsa de Valores – grupo Tereos, San Martinho e Cosan -, e outra parte vendeu usinas em outros Estados para concentrar esforços em Goiás. Depois da crise, o grupo Cosan se uniu à Shell e formou o grupo Raízen, o maior do mundo no ramo de combustíveis. A San Martinho tem uma usina em Goiás.

Mas Rocha destaca que essa movimentação trouxe baixos valores para as empresas por causa da depreciação do setor. Os ativos não tinham mais o mesmo valor de antes da crise.

Outros fatores acentuaram o endividamento das empresas: a retirada da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide-combustíveis) no final do governo Lula em 2011, que segurou artificialmente o preço da gasolina até 2014, cita o presidente da Sifaeg.

“O prejuízo foi inestimável para a Petrobras porque importava gasolina por um preço mais caro do que vendia no mercado brasileiro. Isso trouxe prejuízo para o setor. A gasolina é nossa concorrente, então tínhamos que vender o álcool com preço mais baixo. Naquele momento nenhum empresário estava vendo o custo, apenas preço de venda”, explica Rocha.

As usinas sobreviventes até o momento adotaram medidas de segurança ainda em 2008. Entre elas deixar de investir em expansão enquanto o restante do mercado seguia o fluxo econômico positivo da época. “Essas empresas não cresceram, mas também não se endividaram e estão vivas hoje”, diz Rocha. As multinacionais, segundo o presidente da Sifaeg, tiveram acesso a crédito externo e passaram mais superficialmente sobre a crise.

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