Thu, 27 de Feb de 2020

Movimento Câmara Enxuta apresenta propostas à classe política

O movimento é formado por diversas pessoas da comunidade e representantes de entidades, movimentos e instituições

23/08/2019 10h22
Texto por: Daliana Oliveira - Verde Vale FM
Foto - Divulgação

Após atingir o número necessário de assinaturas por meio de abaixo assinado, o movimento popular Câmara Enxuta realizou uma reunião no último dia 12 na Câmara Municipal de Vereadores com vereadores e representantes dos partidos políticos. De acordo com o representante do movimento popular, Cenivaldo Mendes, o objetivo foi o de apresentar as propostas do movimento para a classe política. Na ocasião, ficou acertado que uma nova reunião será marcada para o início do mês que vem, na qual os vereadores irão apresentar uma contraproposta para as propostas do movimento.

O movimento quer a redução de 15 vereadores para nove e de três assessores parlamentares para um (por vereador); além disso, também prevê a redução do salário dos vereadores de R$ 9.337,82 para R$ 5.988,00; revogação da lei que concede 13º salário e férias remuneradas para os vereadores; e propor uma lei que proíba vereadores de indicar pessoas para trabalhar no Executivo Municipal. De acordo com o presidente da Câmara, Vinícius Vilela (MDB), houveram algumas divergências de opinião entre os vereadores e os representantes do movimento.

“A maioria dos vereadores pensa que um assessor é muito pouco, pois se esse assessor saísse para resolver alguma demanda, o gabinete ficaria sozinho, então entendemos que seriam necessários no mínimo dois assessores. Além disso, se reduzir o número de vereadores, acreditamos que a representatividade política da comunidade mineirense, que é composta por diversas vozes, também será reduzida. Isso será ruim para a população. Sobre a redução do salário dos vereadores, nós somos muito cobrados em todos os sentidos, então a maioria acha difícil reduzir o valor”, esclarece.

O movimento

Ainda de acordo com Vilela, os vereadores irão se reunir entre eles para debater o assunto e formular uma contraproposta, e posteriormente está prevista uma nova reunião para o início de setembro com os representantes do movimento Câmara Enxuta. O movimento surgiu em abril, quando um grupo de pessoas formado por representantes de entidades, movimentos e instituições, como o Movimento Mineiros Melhor; Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), clubes de serviços, entre outros, começou a se reunir com o objetivo de criar um projeto de iniciativa popular para diminuir os custos da Câmara de Vereadores.

Inicialmente era preciso conseguir um número de assinaturas equivalente a 5% do eleitorado municipal - cerca de 2,5 mil - para fazer com que o projeto fosse levado à votação na Câmara. Segundo Mendes, foram reunidas cerca de 3,5 mil assinaturas favoráveis ao movimento. Agora o projeto enfrenta a fase de apresentação e negociação diante dos vereadores. “Nosso objetivo é fazer com que os custos sejam diminuídos, e que essa economia seja revertida em prol da população, em melhorias na saúde, educação e lazer. Para isso acontecer, precisamos que cada cidadão cobre o seu vereador e faça pressão para que o projeto tenha êxito. Como estamos mexendo na parte financeira deles, é óbvio que eles não vão gostar”, rebate Mendes. 

A versão impressa do Jornal Verde Vale é veiculada às sextas-feiras. Para quem não conseguiu garantir a leitura no fim de semana ou deseja indicar o conteúdo a outras pessoas, é disponibilizada a versão on-line, sempre na terça-feira seguinte a publicação.

Anterior Proximo
Mais Acessadas da Semana
Mais Acessadas
Enquete
Ver Resultado
áudios
Jornal do Meio Dia - 20.02.2020
Inscrições para palestra voltada aos familiares de crianças autistas terminam amanhã (21)
Jornal do Meio Dia - 20.02.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 20.02.2020
Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis comemora 50 anos hoje (20)
Jornal do Meio Dia - 19.02.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 18.02.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 18.02.2020
Evento para entrega de documentação aos contemplados do Proumin será realizado hoje
Jornal do Meio Dia - 14.02.2020
Deputado Zé Mário e vice-presidente da Caixa se reúnem para tratar de crédito rural
Jornal do Meio Dia - 14.02.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 13.02.2020
Colégio Estadual celebra 50 anos no dia 20 de fevereiro
Jornal do Meio Dia - 12.02.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 12.02.2020
Prefeitura prorroga o prazo para aderir ao programa de Recuperação Fiscal em Mineiros
Jornal do Meio Dia - 11.02.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 11.02.2020
Após inauguração, Hospital Municipal de Mineiros começa a funcionar a partir de hoje (11)
Jornal do Meio Dia - 11.02.2020
Unifimes inaugura Bloco Roldão Ernesto de Rezende
Jornal do Meio Dia - 07.02.2020
Alexandre Garcia
Anterior Proximo