Tue, 18 de Jun de 2019

Alego promove audiência pública da CPI da Enel em Rio Verde

Todos os parlamentares do Legislativo municipal estiveram presentes, assim como moradores da cidade e representantes de entidades locais, como Acirv (Associação Comercial, Industrial e Serviços de Rio Verde), Sindicato Rural e Ministério Público.

24/05/2019 14h18
Diário de Rio Verde

Promovida pela Assembleia Legislativa de Goiás, através de solicitação do deputado Chico KGL, a Câmara de Vereadores de Rio Verde sediou nesta segunda-feira (20), Audiência Pública da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Enel. Também participaram do encontro os deputados estaduais Lissauer Vieira (presidente da Alego), Karlos Cabral, Rafael Gouveia, Alysson Lima e Cairo Salim. Todos os parlamentares do Legislativo municipal estiveram presentes, assim como moradores da cidade e representantes de entidades locais, como Acirv (Associação Comercial, Industrial e Serviços de Rio Verde), Sindicato Rural e Ministério Público.

Durante seu pronunciamento, Lissauer falou que “a empresa tem sido omissa e não tem nenhuma condição de gerir a distribuição de energia elétrica no Estado de Goiás”. Ele defendeu os interesses de produtores rurais goianos que, “têm sido ameaçados de perder o benefício da tarifa verde na utilização de energia elétrica em atividades agrícolas, como irrigação”. Lissauer protestou contra o que considera “uma ameaça contra os produtores rurais”. “Essa empresa está aterrorizando os produtores irrigantes de todo o Estado”, alertou.

O presidente da Alego lembrou que a demora em fazer o recadastramento não é culpa dos produtores. Ele voltou a dizer que a Secima (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) não tem estrutura física e nem servidores o suficiente para analisar os processos dentro dos prazos necessários. Segundo ele, há um acúmulo de 50 mil processos para serem analisados que dizem respeito à liberação de outorga, recuperação de barragens, licenciamentos e a autorização para desmatamento, que estão represados.

Sem o licenciamento ambiental e a outorga da Secretaria, além de outros documentos, o recadastramento não é efetivado. Lissauer acrescentou que já conversou com a secretária da pasta, Andrea Vulcanis, sobre o problema e não irá aceitar que os produtores rurais percam o benefício. “Este Parlamento jamais irá aceitar que uma empresa (Enel) que não tem prestado um bom serviço venha atrapalhar nossos produtores e o desenvolvimento do nosso Estado de Goiás”, discursou.

O Presidente da Câmara Municipal, vereador Idelson Mendes, usou a palavra para registrar a falta de compromisso da empresa com o consumidor e se indignou com algumas pontuações do advogado. Para o presidente, o advogado quis desqualificar a audiência, inclusive exemplificou a saída da maioria das pessoas do plenário quando o representante da Enel começou a explanar.

A versão impressa do Jornal Verde Vale é veiculada às sextas-feiras. Para quem não conseguiu garantir a leitura no fim de semana ou deseja indicar o conteúdo a outras pessoas, é disponibilizada a versão on-line, sempre na terça-feira seguinte a publicação.

Anterior Proximo
Mais Acessadas da Semana
Mais Acessadas
Enquete
Ver Resultado
áudios
Jornal do Meio Dia - 17.06.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 17.06.2019
11ª Culminância Construindo Saberes será realizada amanhã no Colégio Polivalente
Jornal do Meio Dia - 14.06.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 14.06.2019
Feijoada do Lar Bom Pastor será realizada neste domingo em Mineiros
Jornal do Meio Dia - 13.06.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 13.06.2019
Caminhada de combate à violência ao idoso será realizada amanhã em Mineiros
Jornal do Meio Dia - 12.06.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 12.06.2019
Lançamento do livro ?Enquanto a Cidade Dorme, o Poeta Vive? será realizado amanhã no Ipê Shopping
Jornal do Meio Dia - 11.06.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 10.06.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 10.06.2019
Inscrições para casamento comunitário estão abertas em Mineiros
Jornal do Meio Dia - 07.06.2019
3º Encontro de Carros Antigos será realizado a partir de amanhã em Mineiros
Jornal do Meio Dia - 07.06.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 06.06.2019
Rotaract realiza bazar neste sábado
Jornal do Meio Dia - 05.06.2019
Alexandre Garcia
Anterior Proximo