O armador Stephen Curry, do Golden State Warriors, foi eleito nesta terça-feira, por unanimidade, como o Jogador Mais Valioso (MVP) da temporada regular da NBA. Esta é a primeira vez na história da liga americana de basquete que um jogador é escolhido de forma unânime para receber o prêmio - e a segunda consecutiva que Curry, de 28 anos, o conquista.
Quem mais havia chegado perto da unanimidade até hoje foram o ex-pivô Shaquille O'Neal na temporada 1999-2000, e o ala LeBron James, em 2012-2013 - ambos ficaram a um voto do feito.
Durante a temporada regular, o armador disputou 79 partidas e teve médias de 30,1 pontos, 6,7 assistências e 5,4 rebotes, e sua média de eficiência foi de 31,5. Apenas os lendários Wilt Chamberlain e Michael Jordan e LeBron James o superaram nesse quesito em uma temporada.
Curry recebeu todos os 131 votos para primeiro lugar por parte de jornalistas dos Estados Unidos e Canadá que cobrem a NBA, e como cada um vale 10 pontos, somou o máximo possível na eleição, 1.310 pontos. O ala Kawhi Leonard, do San Antonio Spurs, ficou em segundo lugar, com 634 pontos, seguido pelo também ala LeBron James, do Cleveland Cavaliers (631), o armador Russell Westbrook, do Oklahoma City Thunder (486), o ala e seu companheiro de equipe Kevin Durant (147) e o armador Chris Paul, do Los Angeles Clippers (107).
Os jornalistas jurados votam em cinco jogadores, ordenando-os de primeiro a quinto.