Thu, 03 de Dec de 2020

Dono de índice olímpico na natação abriu mão de férias para treinar

O cearense Luiz Altamir é atleta do Flamengo e quebrou um jejum brasileiro. O país terá um representante nos 400 metros livre dos Jogos depois de oito anos

Um projeto bem executado, com passos corretos em direção ao caminho ideal. Na verdade, braçadas encaixadas de maneira exemplar. Luiz Altamir Melo – cearense de coração – conquistou em dezembro o índice olímpico na natação.

Pelo visto, valeu a pena não deixar os treinamentos de lado. Em nenhum momento, o atleta do Flamengo parou de treinar. Férias? Agora só depois das Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016.

A carreira foi construída progressivamente. Luiz ganhou ainda na adolescência o prêmio Brasil Olímpico, na categoria escolar. Aos poucos, cresceu tecnicamente quando se deslocou para a capital fluminense, quando tinha 15 anos.

“Desde pequeno eu penso em representar o Brasil em uma Olimpíada. Ter conseguido esse índice foi fantástico. É continuar fazendo um trabalho. Eu consegui destrancar a porta, agora eu tenho que saber se eu quero entrar”, comentou diante da conquista.

Em Palhoça, em Santa Catarina, Altamir cravou 3m50s32 nos 400 metros livre. Quebra de um jejum para a natação brasileira. A última vaga conquistada nessa prova foi em 2004. A única possibilidade do nadador perder a vaga será caso dois atletas brasileiros façam tempos melhores.

O sonho de Luiz, de 19 anos, sobrinho da triatleta e ex-competidora das piscinas Hedla Lopes, é ainda buscar mais duas classificações: 200 metros livre e 200 metros borboleta. Nessa primeira, inclusive, mas no revezamento, o jovem ganhou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015.

“Não parei com os treinamento. Eu fiquei um tempo aí em Fortaleza, no Natal e ano novo. Voltei dia 4. Mas eu fiquei treinando no Ideal Clube. A gente deu uma diminuída na intensidade, fiquei mantendo 70% da metragem mais ou menos”, explicou.

O nadador ainda não está totalmente satisfeito. O ideal é melhorar a marca, evoluir. Imaginar que Luiz será medalhista é algo tratado como coisa distante, mas o próprio nadador sabe que é um competidor centrado, um cara na busca por evolução. “Foi muito bom ter a sensação (índice). Acho que é uma grande conquista, para a equipe que estava me acompanhando também. É continuar focado agora. Ainda não acabou (os desafios)”, indicou.

A maior do mundo

Um dos melhores brasileiros da atualidade na piscina, Luiz é a principal ‘estrela aquática’ do Flamengo. Em outros tempos, o clube teve César Cielo Filho e alguns atletas olímpicos. Agora cabe ao nadador desfrutar dos incentivos da massa rubro-negra. Após o índice, o próprio clube elevou o feito nas redes sociais.

“Eles estão apenas reconhecendo algo do trabalho, com o meu técnico, meu preparador físico. Fico feliz. Algumas pessoas estão me apoiando, dando os parabéns. Às vezes quando eles postam algumas coisas minhas, torcedores flamenguistas me dão parabéns. Eu acho legal”, encerrou o contente Altamir Melo. (tribunadoceara)

Mais Acessadas da Semana
Mais Acessadas
TOP 10
Confira as 10 mais tocadas dessa semana
áudios
Jornal do Meio Dia - 03.12.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 03.12.2020
Professora Juliene e professor Fabrício são eleitos novos reitores da Unifimes em Mineiros
Jornal do Meio Dia - 01.12.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 01.12.2020
Eleições para reitor e vice-reitor da Unifimes serão realizadas amanhã
Jornal do Meio Dia - 30.11.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 30.11.2020
Casa da Amizade de Mineiros realiza concurso de documentário
Jornal do Meio Dia - 27.11.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 27.11.2020
Eleições para escolha de diretores de escolas municipais de Mineiros será realizada na próxima segunda-feira
Jornal do Meio Dia - 26.11.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 26.11.2020
Secretária de Saúde de Mineiros diz que Hospital Municipal não vai fechar
Jornal do Meio Dia - 25.11.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 25.11.2020
Prazo para adquirir vacinas contra a febre aftosa acaba no dia 30; em Mineiros apenas 59% do rebanho foi declarado até o momento
Jornal do Meio Dia - 24.11.2020
Crianças podem enviar pela internet cartinhas para o Papai Noel dos Correios
Jornal do Meio Dia - 20.11.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 20.11.2020
Chefe do Cartório Eleitoral faz balanço das Eleições em Mineiros
Anterior Proximo